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dc.contributor.advisorBaptista, Joice de Aguiar-
dc.contributor.authorSouza, Évelyn Silva de-
dc.identifier.citationSOUZA, Évelyn Silva de. A exclusão na educação em um contexto político de inclusão: análise de fatores que podem tornar o ensino de química uma prática excludente. 2011. 33 f. Monografia (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2011.en
dc.description.abstractO quadro educacional brasileiro em sua trajetória enfrentou problemas e situações adversas, dentre elas a exclusão das pessoas que não tinham a oportunidade de estar na escola. Porém uma exclusão que vem caminhando junto com o avanço da sociedade é a exclusão social das pessoas que foram incluídas, ou seja, a exclusão daqueles que hoje podem estar na escola, porém a escola ainda não se adaptou as suas necessidades. Para solucionar determinados problemas na educação, algumas reformas curriculares e educacionais foram desenvolvidas, a Lei de Diretrizes e Bases, os Parâmetros Curriculares Nacionais e as Orientações Curriculares Nacionais são alguns exemplos. Tais documentos foram criados para quando nos perguntarmos ou formos questionados o que, para que e por que ensinamos Química a resposta seja: para a construção de cidadãos participativos e capazes de transformar a sociedade. Sendo assim, é importante que a educação tome um caráter mais político de forma que a cidadania seja acompanhada da participação, consciência, criticidade e compromisso social. O papel docente dentro dessa perspectiva é fundamental, uma vez que o professor é tido como mediador do processo de ensino/aprendizagem. O modo que o professor conduz sua aula pode fazer com que a dialogicidade, a motivação e a curiosidade estejam presentes em sua aula, caso contrário, certamente os alunos irão vivenciar um processo de exclusão social, uma vez que ele passa a ser somente o receptor de conteúdos, passivo e neutro. Um fator preocupante é que algo que abriga a sociedade por muito tempo passa a ser uma forma de exclusão, a padronização como monopólio radical. A padronização nada mais é que a negação à diversidade dos alunos é a obrigação de ser igual dentro de uma sociedade onde a diferença se acentua. A exclusão social na escola se fortalece cada vez mais por não receber a devida atenção, por isso acredito que estudá-la é importante para que esses alunos sejam cidadãos capazes de participar nas questões sociais de forma direta e correta.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordInclusão socialen
dc.subject.keywordProfessores e alunosen
dc.subject.keywordQuímica - estudo e ensinoen
dc.titleA exclusão na educação em um contexto político de inclusão : análise de fatores que podem tornar o ensino de química uma prática excludenteen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2012-03-12T22:11:31Z-
dc.date.available2012-03-12T22:11:31Z-
dc.date.issued2012-03-12T22:11:31Z-
dc.date.submitted2011-12-14-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/3105-
dc.language.isoPortuguêsen
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