Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Baptista, Joice de Aguiar | - |
dc.contributor.author | Souza, Évelyn Silva de | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Évelyn Silva de. A exclusão na educação em um contexto político de inclusão: análise de fatores que podem tornar o ensino de química uma prática excludente. 2011. 33 f. Monografia (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2011. | en |
dc.description.abstract | O quadro educacional brasileiro em sua trajetória enfrentou problemas e situações adversas, dentre elas a exclusão das pessoas que não tinham a oportunidade de estar na escola. Porém uma exclusão que vem caminhando junto com o avanço da sociedade é a exclusão social das pessoas que foram incluídas, ou seja, a exclusão daqueles que hoje podem estar na escola, porém a escola ainda não se adaptou as suas necessidades. Para solucionar determinados problemas na educação, algumas reformas curriculares e educacionais foram desenvolvidas, a Lei de Diretrizes e Bases, os Parâmetros Curriculares Nacionais e as Orientações Curriculares Nacionais são alguns exemplos. Tais documentos foram criados para quando nos perguntarmos ou formos questionados o que, para que e por que ensinamos Química a resposta seja: para a construção de cidadãos participativos e capazes de transformar a sociedade. Sendo assim, é importante que a educação tome um caráter mais político de forma que a cidadania seja acompanhada da participação, consciência, criticidade e compromisso social. O papel docente dentro dessa perspectiva é fundamental, uma vez que o professor é tido como mediador do processo de ensino/aprendizagem. O modo que o professor conduz sua aula pode fazer com que a dialogicidade, a motivação e a curiosidade estejam presentes em sua aula, caso contrário, certamente os alunos irão vivenciar um processo de exclusão social, uma vez que ele passa a ser somente o receptor de conteúdos, passivo e neutro. Um fator preocupante é que algo que abriga a sociedade por muito tempo passa a ser uma forma de exclusão, a padronização como monopólio radical. A padronização nada mais é que a negação à diversidade dos alunos é a obrigação de ser igual dentro de uma sociedade onde a diferença se acentua. A exclusão social na escola se fortalece cada vez mais por não receber a devida atenção, por isso acredito que estudá-la é importante para que esses alunos sejam cidadãos capazes de participar nas questões sociais de forma direta e correta. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Inclusão social | en |
dc.subject.keyword | Professores e alunos | en |
dc.subject.keyword | Química - estudo e ensino | en |
dc.title | A exclusão na educação em um contexto político de inclusão : análise de fatores que podem tornar o ensino de química uma prática excludente | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2012-03-12T22:11:31Z | - |
dc.date.available | 2012-03-12T22:11:31Z | - |
dc.date.issued | 2012-03-12T22:11:31Z | - |
dc.date.submitted | 2011-12-14 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/3105 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Química
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