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dc.contributor.advisorBrochado, Claudia Costa-
dc.contributor.authorIbituruna, Ana Carolina Resende-
dc.identifier.citationIBITURUNA, Ana Carolina Resende. A origem das universidades e a presença feminina em espaços do saber. 2022. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura e Bacharelado em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2022.pt_BR
dc.description.abstractPor volta dos séculos IX-XII, em meio ao renascimento comercial e urbano, na Europa Ocidental, a população laica necessita cada vez mais de instrução, principalmente no que diz respeito a leitura, escrita e cálculos, nas atividades urbanas cotidianas, o que fomentou o desenvolvimento de corporações de mestres e discípulos, as universitas, ou seja, originou as universidades. O presente trabalho analisa, através de revisão historiográfica, o surgimento e a estrutura das universidades medievais e como seu desenvolvimento influenciou a presença ou ausência feminina nos espaços de saber. É à luz da política sexual que serão analisadas as relações de ocupação e representação feminina na Idade Média, a partir de diferenças, como nascer mulher ou nascer homem, que intervém e modificam o contexto político antes mesmo da diferença de classes, num contexto de origem e desenvolvimento universitário. Nessa análise será trabalhada, de forma mais específica, a existência de Trotula di Ruggiero, mestra e médica na Escola de Medicina de Salerno, no sul da Itália, e seus tratados sobre a saúde das mulheres e como sua aceitação e representação se modificou, com o passar dos anos, de acordo com as diferentes políticas sexuais vigentes, entre complementariedade, polaridade ou unidade sexual (Prudence Allen). Evidenciando como é a política sexual, principalmente, que irá interferir em como essa nova instituição, a universidade, irá se desenvolver e atuar na sociedade.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordUniversidadept_BR
dc.subject.keywordMulheres - representaçõespt_BR
dc.subject.keywordHistoriografiapt_BR
dc.subject.keywordHistória da educaçãopt_BR
dc.titleA origem das universidades e a presença feminina em espaços do saberpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado e Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-06-20T14:29:20Z-
dc.date.available2022-06-20T14:29:20Z-
dc.date.submitted2022-05-02-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/31055-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Around the 9th-12th centuries, in the midst of the commercial and urban renaissance, in Western Europe, the lay population increasingly needed instruction, especially with regard to reading, writing and calculations, in everyday urban activities, which fostered the development of corporations of masters and disciples, the universitas, in other words, originated the universities. The present work analyzes, through a historiographical review, the emergence and structure of medieval universities and how their development influenced the presence or absence of women in spaces of knowledge. It is in the light of sexual politics that the relations of occupation and female representation in the Middle Ages will be analyzed, based on differences, such as being born a woman or born a man, which intervene and modify the political context even before the difference of classes, in a context of origin and university development. In this analysis, the existence of Trotula di Ruggiero, professor and doctor at the Medical School of Salerno, in southern Italy, and his treatises on women's health and how its acceptance and representation changed, with over the years, according to the different sexual policies in force, between complementarity, polarity or sexual unity (Prudence Allen). Showing how sexual policy is, mainly, which will interfere in how this new institution, the university, will develop and act in society.pt_BR
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