Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31049
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_AlissonFonteneleSoares_tcc.pdf366,92 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Eleição presidencial peruana de 1990 a partir dos periódicos Jornal do Brasil e Tribuna da Imprensa
Autor(es): Soares, Álisson Fontenele
Orientador(es): Vidigal, Carlos Eduardo
Assunto: Processo eleitoral
Peru
Imprensa e política
Neoliberalismo
Data de apresentação: 11-Mai-2022
Data de publicação: 20-Jun-2022
Referência: SOARES, Álisson Fontenele. Eleição presidencial peruana de 1990 a partir dos periódicos Jornal do Brasil e Tribuna da Imprensa. 2022. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Neste texto, busca-se analisar a disputa presidencial de 1990 no Peru, a partir da visão dos periódicos Tribuna da Imprensa e Jornal do Brasil, como eles relataram e se posicionaram durante a corrida presidencial. A eleição teve como destaque, desde o início, o famoso escritor, intelectual e político neoliberal Mario Vargas Llosa. As impressões que os periódicos dedicam à figura de Vargas Llosa demonstram admiração pelo talento, pela ideologia neoliberal, e pela divulgação de seus trabalhos que já eram difundidos pelo mundo. Para os periódicos e para a historiografia, Llosa foi destacado como o candidato favorito a vencer as eleições no Peru, e como esperado, ele venceu no primeiro turno. O que não se esperava era uma queda drástica de Vargas Llosa e a ascensão de um candidato até então desconhecido no mundo político, o engenheiro agrônomo de ascendência japonesa, Alberto Fujimori. Ele teve um grande crescimento durante a campanha e acabou criando um incômodo ao seu adversário, chegando ao segundo turno e superando-o nas pesquisas poucos dias antes da eleição. Fujimori acabou eleito presidente do Peru com uma folgada margem de erro, em uma eleição marcada por reviravoltas. A década de 1990 foi frisada por um pensamento que afirmava que o liberalismo havia vencido as ditaduras. A partir dos periódicos citados, busca-se entender a atuação do grupo subversivo Sendero Luminoso no período eleitoral. Por fim, pretende-se analisar as tentativas de explicações que são elencadas para a repentina e consistente ascensão do “fenômeno Fujimori”.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:História



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.