Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31048
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_ArthurArenhartRodrigues_tcc.pdf3,26 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A oferta turística e a satisfação com a viagem no Brasil : uma análise de correlação
Autor(es): Rodrigues, Arthur Arenhart
Orientador(es): Gazoni, Jefferson Lorencini
Assunto: Hospitalidade
Turismo
Brasil - turismo
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 20-Jun-2022
Referência: RODRIGUES, Arthur Arenhart. A oferta turística e a satisfação com a viagem no Brasil: uma análise de correlação. 2022. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O objetivo deste trabalho corresponde a identificar possíveis aspectos explicativos da satisfação com a viagem no Brasil. Como metodologia, foi adotada uma pesquisa quantitativa, exploratória e de campo, do tipo levantamento. Para o tratamento e organização dos dados obtidos, foi utilizado o programa estatístico IBM SPSS Statistics, nele utilizou-se o coeficiente de correlação de Pearson (r), com ele é possível mensurar a associação linear entre duas variáveis. Os dados foram obtidos através de um questionário com 116 respostas. As ofertas de turismo melhores avaliadas foram atrativos de lazer, hospitalidade, estrutura física da hospedagem e o serviço da hospedagem. Quanto às correlações com a satisfação total da viagem, as ofertas que indicaram maiores correlações foram os atrativos de lazer, serviço da hospedagem, iluminação pública e transporte no destino. Como conclusão, foi constatado que as ofertas de transporte, vias de acesso e iluminação, necessitam de investimento e aprimoramento por parte dos seus gestores.
Abstract: The objective of this work corresponds to identify possible explanatory aspects of satisfaction about the trip in Brazil. As a methodology, a quantitative, exploratory and field research was adopted, of the survey type. For the treatment and organization of the data obtained, the statistical program IBM SPSS Statistics was used, in which the Pearson correlation coefficient (r) was used, with which it was possible to measure the linear association between two variables. Data were obtained through a questionnaire with 116 responses. The best evaluated tourism offers were leisure attractions, hospitality, physical structure of accommodation and accommodation service. As for the correlations with the total satisfaction of the trip, the offers that indicated the greatest correlations were leisure attractions, accommodation service, street lighting and transport at the destination. In conclusion, it was found that the offers of transport, access roads and lighting, need investment and improvement on the part of their managers.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Turismo



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.