Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31042
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_JonasArruda_FabianoAguiar_tcc.pdf326,5 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise descritiva do nível de atividade física de Bombeiros Militares do Distrito Federal
Autor(es): Aguiar, Fabiano da Costa
Arruda, Jonas Nonato
Orientador(es): Pulcinelli, Adauto João
Assunto: Corpo de Bombeiros do Distrito Federal - CBMDF
Bombeiros - Distrito Federal (Brasil)
Atividade física
Data de apresentação: 19-Abr-2022
Data de publicação: 20-Jun-2022
Referência: AGUIAR, Fabiano da Costa; ARRUDA, Jonas Nonato. Análise descritiva do nível de atividade física de Bombeiros Militares do Distrito Federal. 2022. 33 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Introdução: No Brasil, ainda existem poucos registros e divulgação das informações de forma organizada a respeito das características e demandas existentes do cotidiano da profissão do bombeiro militar, assim como recomendações e critérios a serem cumpridos por esse grupo. Identifica-se assim a importância de melhor entender o nível de atividade física (NAF) de bombeiros militares. Objetivo: Verificar e comparar o nível de atividade física de Bombeiros Militar do Distrito Federal envolvidos em atividades laborais administrativas e operacionais. Metodologia: Estudo descritivo do tipo transversal comparativo com análise exploratória dos dados, composto com amostra de 20 bombeiros do sexo masculino (25 - 60 anos), sendo divididos em 2 grupos, 10 bombeiros do grupo administrativo e 10 bombeiros do grupo operacional. Foi realizada uma avaliação subjetiva do nível de atividade física, através de aplicação de questionário, uma vez que este tipo de instrumento de mensuração pode ocorrer em grandes grupos e requer instrumentos de fácil aplicação, boa precisão e de baixo custo. O nível de atividade física (NAF) foi avaliado por meio do International Physical Activity Questionarie (IPAQ – Versão Curta). Resultados: Ao analisar o nível de atividade física de um pequeno grupo do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF), através do IPAQ versão curta, foi possível observar que no grupo de bombeiros envolvidos com atividades operacionais de busca e salvamento predominou mais indivíduos que praticam atividades vigorosas, enquanto que no grupo envolvido com atividades burocráticas e administrativas, observou-se o predomínio de indivíduos envolvidos com atividades físicas moderadas, demonstrando uma porcentagem maior de indivíduos Muito Ativo no grupo operacional e a maior porcentagem de indivíduos Ativos no grupo administrativo. Conclusão: Por conseguinte, não encontramos diferenças no nível de atividade física entre bombeiros do grupo operacionais em relação ao grupo administrativo. Porém, pode-se destacar que o maior percentual de Muito Ativo no grupo de Bombeiros operacionais, enquanto o percentual de Ativo predomina no grupo de bombeiros administrativo.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.