Título: | Natação : a intervenção das abordagens pedagógicas interligadas aos fatores motivacionais nas atividades aquáticas no contra turno escolar (caráter social) |
Autor(es): | Santos, Tatiane Barbosa dos |
Orientador(es): | Santos, Karini Borges dos |
Assunto: | Natação Exercícios físicos Esportes - aspectos sociológicos |
Data de apresentação: | 2022 |
Data de publicação: | 20-Jun-2022 |
Referência: | SANTOS, Tatiane Barbosa dos. Natação: a intervenção das abordagens pedagógicas interligadas aos fatores motivacionais nas atividades aquáticas no contra turno escolar (caráter social). 2022. 43 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | A natação é um esporte muito praticado e vários fatores motivacionais podem levar a
opção por essa modalidade esportiva. Considerando a construção do conhecimento
dos alunos, a base teórica das abordagens pedagógicas é essencial para a
progressão do aprendizado, com isso, houve a seleção de 4 abordagens
Pedagógicas para discutir e contempla progressão de aprendizagem da natação:
Abordagem Construtivista, Abordagem Crítico Superadora, Abordagem dos Jogos
Cooperativos e a Abordagem da Saúde Renovada. Na aplicação da abordagem
construtivista baseada nos trabalhos de Jean Piaget, ela contribui para o progresso
do conhecimento do aluno, a partir da interação com o meio social, resolvendo
problemas; a abordagem crítico superadora atribui a característica específica de
permitir ler os dados da realidade, interpretá los e emitir um juízo de valor; a
abordagem dos jogos cooperativos possui o objetivo de envolver as crianças em
atividades com diversos temas transversais. Assim, o presente trabalho, investigou a
interferência dessas abordagens pedagógicas interligadas aos fatores motivacionais
(caráter social) na prática da natação de adolescentes no contra turno escolar. O
referente estudo também trata de assuntos complementares sobre o
Desenvolvimento social e sobre a Prevenção de Acidentes aquáticos, com o intuito
de ressaltar a importância de ambos assuntos para a contribuição motivacional dos
alunos na prática da natação. Sendo assim, a pesquisa aplicou um questionário
semi-estruturado para os alunos de 12 a 17 anos de idade, praticantes da
modalidade de natação no contra turno escolar no Centro Olímpico de Brazlândia. A
amostra foi constituída por 32 adolescentes (20 masculinos, 12 feminino). Os dados
encontrados permitiram discutir sobre a validação das abordagens interligadas aos
fatores motivacionais, desvendando os pontos significativos para a progressão e
permanência dos alunos na prática da natação.Foi descoberto que 87% dos alunos
possuem algum familiar praticante da modalidade, o que explica a influência da
mesma na afinidade do aluno com o esporte. Os fatores motivacionais mais
assinalados na pesquisa foram “Afinidade com a modalidade” e “Por decisão dos
meus pais ou responsáveis”. A maioria dos alunos reportou que se sentem seguros
no ambiente aquático e consideram importante a natação para evitar afogamento. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2022. |
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