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Título: Para Cosmos: artefatos conceituais produzidos com upcycling
Autor(es): Débora Saud, Cross
Orientador(es): Jardim, Symone Rodrigues
Assunto: Upcycling
Slow fashion
Sustentabilidade
Data de apresentação: 25-Out-2021
Data de publicação: 16-Jun-2022
Referência: CROSS, Débora Saud. Para Cosmos: artefatos conceituais produzidos com upcycling. 2021. 85 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Com a chegada da pandemia do novo coronavírus, todos precisaram parar e começar afazer as coisas mais básicas do dia a dia de uma forma totalmente nova. Isso também foi uma realidade para as marcas de moda. Extremamente acostumadas com sua produção focada em quantidade e em seguir tendências e estruturada de forma globalizada, a indústria da moda teve que se adaptar, em especial, devido a dificuldades de recebimento de matéria-prima e limites no envio de peças pelo mundo. Muitas marcas optaram por usar do upcuycling como ferramenta para criar suas novas coleções. O upcycling também se destacou nas redes sociais, onde as pessoas compartilhavam tutoriais de estilização de peças de roupa como uma nova forma de se divertir e passar o tempo durante a quarentena, mas também como uma alternativa para se obter uma roupa nova e única sem custo ou gastando pouco, o que é bastante atraente durante uma época de crise econômica global. Utilizando desse momento de destaque do upcyclinge da valorização do trabalho local e artesanal gerados pela pandemia, o projeto em questão tem o objetivo de desenvolver um conjunto de artefatos de vestuário conceito com o uso de práticas sustentáveis e reaproveitamento de materiais aplicando técnicas artesanais e de upcycling. Como matérias-primas principais foram utilizadas sobras de produção de malharias, embalagens de alimentos, sobras de tecidos de lojas e resíduos de materiais de outros trabalhos pessoais. Para elaboração desses artefatos foram feitas pesquisas sobre conceitos de sustentabilidade aplicados à moda, a relevância da moda nas vidas das pessoas, os impactos negativos do método de produção da indústria e o movimento do Slow Fashion e técnicas de reaproveitamento de materiais dos mais diversos tipos e variações de técnicas manuais de tecimento. Através desses artefatos pode-se comprovar que é possível fabricar peças que atendem ao desejo do consumidor sem abrir mão da empatia e dos cuidados do meio ambiente. Além disso, o projeto ainda permite um desenvolvimento futuro de programas de capacitação para pessoas marginalizadas onde elas podem aprender técnicas artesanais e de costura e como aplicá-las reaproveitando materiais do seu dia a dia.
Abstract: With the arrival of the new coronavirus pandemic, everybody had to stop and begin to make the most trivial things in a whole new way. This was also a reality for the fashion brands. Extremely used with their way of production which focus on quantity and following trends and is established in different locations around the world, the fashion industry had to adapt, especially because of difficulties in receiving materials and sending products globally. Many brands decided to use upcycling as a tool to create their new collections. The upcycling also has been often seen on social medias where people share tutorials on how to customize and article of clothing as a new way to have fun and entertain yourself while in quarantine. It is also presented as a way to acquire new and unique clothes without paying a lot of money or paying at all, which is very attractive in the midst of a global economic crises. Taking advantage of this popularity of the upcycling and the higher valorization of small local business and handmade products created by the pandemic, the project in question has the objective to create a group of textile conceptual artifacts with sustainable practices and reusing materials by applying handmade and upcycling techniques. The main materials used were wasted fabrics from t-shirt production, food packaging, waste of fabric from fabric stores and waste of textiles and threads from past projects. In order to develop these artifacts researches were made regarding the concepts of sustainability applied to fashion design, the relevancy of fashion in the life of people, the negative impacts of the industry production, the Slow Fashion movement and techniques to reuse materials of many different kinds and handmade weaving techniques. Through these artifacts it is possible to prove that making clothes that fits the wishes of the consumer without giving up on empathy and care for the environment is possible. This project also allows for a future development of a social program for marginalized people through which they can learn craft and sewing techniques and how to apply them with any material that they choose to reuse from their daily life.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, 2021.
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