Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Siqueira, Nayara Moreno de | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Cleyton Santos | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Cleyton Santos. Afrofuturismo e design de produção: afirmações identitárias na cinematografia afrocentrada. 2021. 101 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho é um projeto de experimentações prático-teóricas que circundam duas áreas: cinema e design, convergindo em apenas uma: design de produção. Sendo este dividido em dois momentos: o primeiro, revisão teórica e levantamento da problemática; e o segundo, produção do material conceitual de ‘Afeto’, ficção especulativa afrofuturista. Partindo dessa convergência, pretende-se explorar as nuances semiológica se identitárias por trás das representações que estruturam a produção de artefatos cinematográficos especulativos a partir da revisão teórica, subvertendo a problemática de produção especulativa eurocentrada, com foco na essência conceitual de identidades marginalizadas. O objeto projetual desenvolvido para este trabalho é o material conceitual de prototipagem do filme ficcional ‘Afeto’, aglutinado em um livro arte. Este livro serve como base experimental para o estudo investigativo usado para estruturar a concepção referencial do produto final, circundando três principais linhas de pensamento: afrofuturismo, design especulativo e o design decolonial. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Afrofuturismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Design de produtos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Design especulativo | pt_BR |
dc.title | Afrofuturismo e design de produção: afirmações identitárias na cinematografia afrocentrada | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-06-16T16:54:21Z | - |
dc.date.available | 2022-06-16T16:54:21Z | - |
dc.date.submitted | 2021-10-27 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/31030 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The current work is a project of practical-theoretical experimentations that surround two areas: cinema and design, converging in only one: Production Design. The work is divided in two moments: theoretical revision and defining of the problematic and the second, production of the conceptual material for the cinematography of 'Afeto', afrofuturistic speculative fiction. From this convergence, it intends to explore the semiotic and identity nuances behind the representations that structure the production of speculative cinematographic ‘props’ from the theoretical review, subverting the problematic of speculative eurocentric production, focusing on the conceptual essence of marginalized identities. The projectual object developed for this work is the conceptual prototyping material of the fictional film 'Afeto', agglutinated in an artbook, which serves as an experimental base for the investigative study used to structure the referential conception for the final product, surrounding three mainlines of thought: afrofuturism, speculative design and decolonial design. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Design
|