Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31021
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_AirlaKetlinSantosAlves_tcc.pdf264,46 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Vivência em simulação dos alunos de graduação em enfermagem no contexto da prematuridade
Autor(es): Alves, Airla Ketlin Santos
Orientador(es): Ribeiro, Laiane Medeiros
Assunto: Enfermagem - estudo e ensino
Enfermagem - formação
Enfermagem - prática
Prematuros
Data de apresentação: 18-Fev-2021
Data de publicação: 15-Jun-2022
Referência: ALVES, Airla Ketlin Santos. Vivência em simulação dos alunos de graduação em enfermagem no contexto da prematuridade. 2021. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Introdução: As metodologias de ensino são tão importantes quanto os conteúdos a serem aprendidos, com isso o ensino tradicional passa a ser alvo da comunidade intelectual que procura identificar as deficiências e propor novos métodos de ensino-aprendizagem. Nos cursos de Enfermagem, as metodologias ativas favorecem a formação e a qualificação técnica e humanizada dos futuros profissionais que desenvolvem competências para lidar com problemas reais. A simulação tem sido utilizada na qualificação dos profissionais de saúde visto que, o aprendizado nesta área deve proporcionar instrumentos eficientes que garantam melhores resultados, reduzam erros e viabilizem a assimilação dos conteúdos ensinados. Objetivo: Analisar o uso da simulação realística em prematuridade como estratégia de ensino para alunos do curso de graduação de Enfermagem em uma universidade pública. Metodologia: Realizou-se uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa utilizando grupo focal como instrumento de coleta de dados com base na análise de conteúdo. Participaram da pesquisa 13 estudantes de graduação do curso em enfermagem matriculados na disciplina Atenção ao Prematuro e Família (APF).Resultados: Tema 1: a prática e o aprendizado; Tema 2: realismo da simulação; Tema 3: simulação e prematuridade e Tema 4: sentimento em relação à simulação. Discussão: A relevância dos estudos na temática da prematuridade se dá pelo elevado número de morbiletalidade neonatal, pelo alto custo dos tratamentos e sequelas de diferentes naturezas dela decorridas. Existe por parte da família uma certa dependência quanto aos profissionais de saúde pois desde o nascimento a criança passa pelos cuidados destes na UTIN. A adequada formação profissional do estudante de enfermagem para um cuidado ao prematuro mais efetivo, junto a estruturação de um espaço saudável, permitem que os cuidados não se restrinjam apenas à sobrevida do bebê, mas também garantem um olhar holístico dessa assistência. Considerações finais: São escassas as pesquisas que tratam sobre a simulação realística em prematuridade como tecnologia educacional na formação de enfermeiros e sobre os sentimentos dos futuros profissionais perante a situação. Através da análise dos discursos dos alunos é possível identificar os benefícios da simulação no contexto da prematuridade quando esses expressam a importância do cenário para assimilação dos conhecimentos, para a segurança da prática clínica e para a diminuição do estresse e da ansiedade pelo desconhecido.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Departamento de Enfermagem, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus UnB Ceilândia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.