Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31018
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_MatheusGurgelSerrao_tcc.pdf1,32 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Automação de análise por injeções sequenciais via internet utilizando microntroladores
Autor(es): Serrão, Matheus Gurgel
Orientador(es): Fonseca, Alexandre
Assunto: Internet das coisas
Automação
Data de apresentação: 6-Nov-2021
Data de publicação: 15-Jun-2022
Referência: SERRÃO, Matheus Gurgel. Automação de análise por injeções sequenciais via internet utilizando microntroladores. 2021. 41 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo estudar uma nova forma de automatização que acontece hoje em outras áreas do cotidiano, mas que ainda é muito nova ao laboratório. Essa automatização vem a partir da internet, e se chama a Internet das Coisas (IoT -Internet of Things), que consiste em uma ideia de que tudo que existe pode ser adaptado para se conectar à internet fazendo com que dados sejam obtidos e distribuídos de forma quase instantânea. Com essa função, a IoT ganha um potencial variado de aplicações que serão ou já são explorados por empresas nos dias atuais, tais como smart homes, monitoramento em tempo real de parâmetros da agricultura (pH, contaminação do solo por elementos pesados, e nível de oxigênio) e até para monitoramento de condições ambientais de cidades (MEHTA; SAHNI; KHANNA, 2018). Dessa forma é possível ver que a Internet das coisas possui potencial suficiente para ser implantada dentro dos laboratórios podendo exercer funções de controle de equipamentos via internet, monitoramento de parâmetros reacionais, e monitoramento de condições gerais do laboratório. Assim este presente trabalho busca estudar a viabilidade da integração do sistema IoT com um sistema de análise automático chamado SIA(Análise via Injeção Sequencial –Sequential Injection Analysis)
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Química



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.