Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/309
Título: | Classificação dos meios de hospedagem |
Autor(es): | Candeia, Débora Lorenzoni |
Orientador(es): | Vivacqua, Guilherme Antônio |
Assunto: | Hotelaria Turismo Meio de hospedagem |
Data de apresentação: | 26-Jan-2004 |
Data de publicação: | 9-Jun-2009 |
Referência: | CANDEIA, Débora Lorenzoni. Classificação dos meios de hospedagem. 2004. 75 f. Monografia (Especialização em Gestão da Hospitalidade)-Universidade de Brasília, Brasília, 2004. |
Resumo: | As diferentes categorias de meio de hospedagem hoje são distinguidas fisicamente e
operacionalmente pela classificação hoteleira. A classificação é um referencial oficial que tem por objetivo orientar mercados turísticos e empreendedores hoteleiros sobre os padrões a serem executados em seus empreendimentos.
A hipótese central desta pesquisa é avaliar se o Novo regulamento de Sistema Oficial
de Classificação de Meios de Hospedagem, deliberado pelo Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) em parceria com a Associação Brasileira da Industria de Hotéis (ABIH), produz realmente benefícios em termos mercadológicos para os empreendimentos que aderirem à nova classificação. Anteriormente à nova classificação existia uma matriz que não atendia a avaliação de qualidade de serviços prestados, mas somente a infra-estrutura do hotel. Os meio de hospedagem eram classificados e recebiam estrelas pela infra-estrutura que possuíam e não pela qualidade de serviços prestados, logo se notou que os hotéis de excelente infra-estrutura deixavam a desejar em termos de bons serviços. A grande maioria não se classificava por ter que realizar grandes reformas para se adequar ao que a regulamentação pedia. A ABIH possuía antes da fusão com a Embratur uma classificação própria, que dividia hoteleiros e empreendimentos e que conseqüentemente dificultava ao consumidor a escolha de um hotel. Com a grande concorrência hoje nos meios de hospedagem a hotelaria brasileira tem que se adequar aos padrões de exigência cada vez maiores de seus clientes, e alem de sua hospitalidade, qualidade e bons serviços já reconhecidos, têm que mostrar um diferencial, não só de infra-estrutura, mas de serviços. Uma das formas de mostrar esse diferencial é pela classificação de meios de hospedagem oficial, que além de captar turistas brasileiros possibilitará reconhecimento internacional. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2004. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2004.01.TCC.309 |
Aparece na Coleção: | Gestão da Hospitalidade
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.