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Título: Jogos e brincadeiras para crianças com transtorno do espectro autista : uma pesquisa bibliográfica
Autor(es): Lopes, Natália Bomfim
Orientador(es): Almeida, Dulce Maria Filgueira de
Assunto: Crianças artistas
Jogos educativos
Autismo em crianças
Atividades lúdicas
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 14-Jun-2022
Referência: LOPES, Natália Bomfim. Jogos e brincadeiras para crianças com transtorno do espectro autista: uma pesquisa bibliográfica. 2022. 50 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O artigo presente tem como finalidade relatar a importância dos jogos e brincadeiras orientados para crianças com transtorno do espectro autista. Trazendo aspectos que comprovam que o desenvolvimento da criança, durante o período do ensino infantil, é considerado de suma importância, havendo uma necessidade de inserção de atividades orientadas voltadas para o desenvolvimento de aspectos motores, cognitivos e afetivos. Partindo da premissa de que, nessa fase, a criança precisará de maiores estímulos, que quando inseridos corretamente, é possível obter melhoras significativas no processo de desenvolvimento integral. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, havendo presença de método de pesquisa exploratória (SEVERINO, 1941). A pesquisa, de natureza bibliográfica, com abordagem qualitativa, foi realizada por meio de consulta no Portal de periódicos da CAPES, tendo-se como período os anos de 2017 a 2021. Os descritores utilizados para a pesquisa foram: criança; autismo; inclusão escolar; educação física, brincadeira e jogo, conectados pelo operador booleano “AND”. Utilizamos como critério de exclusão o fato do artigo não corresponder à temática da pesquisa, isto é, não ter relação direta com o objeto do estudo. Foram, em princípio identificados um total de 12 artigos e aplicado o critério de exclusão, o total obtido foi de 5 artigos. A análise se deu conforme a análise de conteúdo, segundo Bardin (2011, p.15). Concluindo assim, a necessidade da inclusão de jogos e brincadeiras orientados para o processo da formação e desenvolvimento da criança autista como indivíduo durante o ensino infantil.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2022.
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