Título: | Jogos e brincadeiras para crianças com transtorno do espectro autista : uma pesquisa bibliográfica |
Autor(es): | Lopes, Natália Bomfim |
Orientador(es): | Almeida, Dulce Maria Filgueira de |
Assunto: | Crianças artistas Jogos educativos Autismo em crianças Atividades lúdicas |
Data de apresentação: | 2022 |
Data de publicação: | 14-Jun-2022 |
Referência: | LOPES, Natália Bomfim. Jogos e brincadeiras para crianças com transtorno do espectro autista: uma pesquisa bibliográfica. 2022. 50 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | O artigo presente tem como finalidade relatar a importância dos jogos e brincadeiras orientados para crianças com transtorno do espectro autista. Trazendo aspectos que comprovam que o desenvolvimento da criança, durante o período do ensino infantil, é considerado de suma importância, havendo uma necessidade de inserção de atividades orientadas voltadas para o desenvolvimento de aspectos motores, cognitivos e afetivos. Partindo da premissa de que, nessa fase, a criança precisará de maiores estímulos, que quando inseridos corretamente, é possível obter melhoras significativas no processo de desenvolvimento integral. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, havendo presença de método de pesquisa exploratória (SEVERINO, 1941). A pesquisa, de natureza bibliográfica, com abordagem qualitativa, foi realizada por meio de consulta no Portal de periódicos da CAPES, tendo-se como período os anos de 2017 a 2021. Os descritores utilizados para a pesquisa foram: criança; autismo; inclusão escolar; educação física, brincadeira e jogo, conectados pelo operador booleano “AND”. Utilizamos como critério de exclusão o fato do artigo não corresponder à temática da pesquisa, isto é, não ter relação direta com o objeto do estudo. Foram, em princípio identificados um total de 12 artigos e aplicado o critério de exclusão, o total obtido foi de 5 artigos. A análise se deu conforme a análise de conteúdo, segundo Bardin (2011, p.15). Concluindo assim, a necessidade da inclusão de jogos e brincadeiras orientados para o processo da formação e desenvolvimento da criança autista como indivíduo durante o ensino infantil. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2022. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.