Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30982
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_HelenaMacedoDaGracaQueiroz_tcc.pdf339,05 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Efeitos agudos de uma coreografia de sapateado na distribuição da pressão plantar
Autor(es): Queiroz, Helena Macedo da Graça Medeiros de
Orientador(es): David, Ana Cristina de
Assunto: Dança
Pressão plantar
Sapateado (Dança)
Data de apresentação: 4-Mai-2022
Data de publicação: 14-Jun-2022
Referência: QUEIROZ, Helena Macedo da Graça Medeiros de. Efeitos agudos de uma coreografia de sapateado na distribuição da pressão plantar. 2022. 14 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O sapateado americano é uma dança vernacular de origem afro-americana. Apesar de ser praticada por milhões de pessoas nos cinco continentes, ela é uma dança pouco explorada do ponto de vista científico, principalmente no Brasil. Essa falta de conhecimento gera conclusões precipitadas sobre possíveis malefícios da dança e limita as explorações dos benefícios dela, como encontrado em alguns estudos internacionais recentes, que falam da influência na prevenção de pé diabético, equilíbrio postural e função dos membros inferiores. Não é de nosso conhecimento que a distribuição de pressão plantar da prática em pessoas típicas tenha sido estudada, portanto o objetivo dessa série de casos é agregar ao conhecimento científico relacionado ao sapateado americano com uma análise da distribuição da pressão plantar em sapateadores. Como objetivo secundário, o trabalho visa estabelecer uma comparação entre níveis intermediário e avançado da prática do sapateado. Os sapateadores dançaram a sequência "Shim Sham Shimmy", do grupo Copasetic, a 140bpm. A avaliação da pressão plantar foi realizada em posição quase estática antes e logo após três repetições da sequência. O equipamento utilizado na coleta foi o sistema de palmilhas Pedar® (Novel Gmbh) dentro do sapato da marca Bloch modelo Jason Samuel Smith. Os resultados encontrados mostraram um aumento agudo nas medidas de força máxima, pico de pressão, área de contato e impulso na região do antepé e uma redução nas medidas do médiopé.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.