Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30981
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_TiagoMartinsRodriguesCoutinho_tcc.pdf475,26 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Prevenção de acidentes nas aulas de educação física : formação e atitudes preventivas adotadas pelos professores do ensino médio em Brasília/DF
Autor(es): Coutinho, Tiago Martins Rodrigues
Orientador(es): Santos, Karini Borges dos
Assunto: Educação física escolar
Prevenção de acidentes
Acidentes
Professores de educação física
Data de apresentação: 4-Mai-2022
Data de publicação: 14-Jun-2022
Referência: COUTINHO, Tiago Martins Rodrigues. Prevenção de acidentes nas aulas de educação física: formação e atitudes preventivas adotadas pelos professores do ensino médio em Brasília/DF. 2022. 44 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A prevenção de acidentes nas aulas de Educação Física (EF) Escolar é muito importante para a segurança dos alunos, o andamento da aula e a escola. Para que exista uma boa prevenção de acidentes, é necessário que os professores de EF tenham uma boa formação sobre o assunto durante a graduação nas Faculdades e Universidades, além de poderem realizar cursos relacionados à temática para aprofundar seu conhecimento. As medidas e atitudes preventivas são um bom meio para prevenir acidentes, já que, com elas, se antecipa os acidentes, vendo como eles acontecem e tendo ações para evitá-las. O objetivo deste trabalho é averiguar quais medidas e atitudes são utilizadas professores além de ver a relação com a formação deles. A metodologia do trabalho constituiu da aplicação de um questionário na plataforma Google Forms a professores de Educação Física do Ensino Médio de Brasília, dos quais se obteve 9 retornos. Foi verificado que os professores consideram que saem bem instruídos da graduação, mas, mesmo assim, fazem cursos de especialização na temática, independente da carga horária da disciplina na graduação. Além disso, os professores reportaram diversas atitudes e medidas preventivas que contribuem para uma aula mais segura. Sendo assim, os professores estão bem capacitados para a prevenção de acidentes.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.