Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Almeida, Dulce Maria Filgueira de | - |
dc.contributor.author | Silva, Tayron Gabriel Pereira da | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Tayron Gabriel Pereira da. Transexualidade na escola: estudo bibliográfico de 2010 a 2019. 2022. 39 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A transexualidade é vista por muitos como um problema ou algo que foge da óptica
do que é caracterizado como normal e aceitável, levando essas pessoas a situações
e embates de vida que muitas vezes as trazem problemas irreparáveis. O presente
trabalho teve como objetivo analisar a produção científica brasileira acerca do corpo
transsexual em ambiente escolar no Brasil, considerando o período de 2010 a 2019,
assimilando com questões de preconceitos e lgbtfobia. Os dados foram coletados
através de uma pesquisa bibliográfica pelo Portal de Periódicos da CAPES, com
auxílio dos descritores: “transexualidade, escola, educação”. Em seguida, foram
realizadas análises do perfil acadêmico da produção científica e análises de
conteúdo. Os resultados através da análise do perfil acadêmico evidenciaram que a
produção científica acerca do tema é em sua maioria produzida por instituições
públicas de ensino (universidades, institutos federais, etc) e localizadas em boa
parte na região sul/sudeste, além também de serem em sua maioria produzidas por
mulheres cis/trans. Já através da análise de conteúdo foi considerado que muitas
vezes as escolas não estão preparadas para receberem pessoas
transexuais/transgêneros, já que não se é discutido com proeza temas relacionados
a sexualidade no interior da escola. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transexualidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Diversidade na escola | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gênero - relações | pt_BR |
dc.title | Transexualidade na escola : estudo bibliográfico de 2010 a 2019 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-06-14T11:15:15Z | - |
dc.date.available | 2022-06-14T11:15:15Z | - |
dc.date.submitted | 2022-05-03 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/30976 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|