Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30946
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_CarolineNunesDosSantos_tcc.pdf538,82 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorIturri de La Mata, José Antonio-
dc.contributor.authorSantos, Caroline Nunes dos-
dc.identifier.citationSANTOS, Caroline Nunes dos. Trajetória de dois indicadores de infecção relacionada à assistência à saúde em hospital universitário no período de 2011 a 2020. 2021. 47 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Saúde Coletiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Graduação em Saúde Coletiva, 2021.pt_BR
dc.description.abstractBuscando otimizar o atendimento ao usuário, um procedimento que tem se tornado cada vez mais comum, é a implantação do painel de indicadores que auxilia na compreensão do setor, bem como seu desenvolvimento e possíveis deficiências no cotidiano. Essa estratégia foi adotada pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares e implantada, por sua vez no Hospital Universitário de Brasília, alguns anos após o início de sua gestão no Hospital que ocorreu em 2013. A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) é responsável atualmente pela gestão de uma rede nacional de mais de 40 hospitais universitários, dentre eles, o HUB-UnB. Durante o seu processo de administração notou-se disparidades na maturidade de gestão dos hospitais filiados. Com o objetivo de solucionar essas disparidades, a Diretoria de Atenção à Saúde (DAS/Ebserh) propôs a difusão de um novo modelo de gestão baseado em dispositivos de gestão hospitalar. Um desses dispositivos implantados no HUB-UnB, é o painel de indicadores que tem como objetivo realizar o monitoramento dos números de um setor, buscando compreender melhor o funcionamento de uma unidade de produção afim de solucionar disparidades buscando oferecer o melhor atendimento ao usuário dos serviços de saúde. Este estudo fará a descrição do comportamento e evolução dos seguintes indicadores: Densidade de incidência de Pneumonia Associada à Ventilação mecânica em pacientes internados em unidades de terapia intensiva; e Densidade de Infecção Primária de Corrente Sanguínea Laboratorial-IPCSL, em pacientes em uso de catéter. Durante momentos específicos do HUB-UnB, sendo eles: A mudança de gestão para a Ebserh no Hospital Universitário de Brasília, que se inicia no ano de 2013; A implantação do Modelo de Gestão da Atenção Hospitalar, desenvolvido pela Ebserh, que ocorreu no ano de 2018, HUB-UnB; e atualmente outro momento marcante vivenciado pela gestão do HUB-UnB, que é a pandemia do novo coronavírus, que teve seu início em 2020 e segue vigente. Com isso, esse estudo busca descrever a trajetória, e o comportamento destes indicadores, verificando se há relação na evolução de algum dos indicadores com o momento que a gestão do HUB no período compreendido entre 2011 e 2020.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEmpresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH)pt_BR
dc.subject.keywordGestão hospitalarpt_BR
dc.subject.keywordIndicadores de saúdept_BR
dc.titleTrajetória de dois indicadores de infecção relacionada à assistência à saúde em hospital universitário no período de 2011 a 2020pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-06-13T19:53:57Z-
dc.date.available2022-06-13T19:53:57Z-
dc.date.submitted2021-11-12-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/30946-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Seeking to optimize customer service, a procedure that has become increasingly common is the implementation of a panel of indicators that help in understanding the sector, as well as its evolution and possible deficiencies in its daily performance. This strategy was adopted by the Brazilian Hospital Services Company and implemented, in turn, at the University Hospital of Brasília, a few years after the beginning of his management at the Hospital, which took place in 2013. The Brazilian Hospital Services Company (Ebserh) is currently responsible for managing a national network of more than 40 university hospitals, including the HUB. During its administration process, disparities in the management maturity of the affiliated hospitals were noted. To solve these disparities, the Health Care Board (DAS/Ebserh) proposed the dissemination of a new management model based on hospital management devices. One of these devices implemented at the HUB is the panel of indicators that aims to monitor the numbers of a sector, seeking to better understand the operation of a production unit to solve disparities, seeking to offer the best service to the user of the services of health. This study will describe the behavior and evolution of the following indicators: Incidence density of Pneumonia Associated with Mechanical Ventilation in patients hospitalized in intensive care units; and Laboratory Primary Bloodstream Infection Density-IPCSL, in patients using catheters. During three specific moments of the HUB, namely: The change of management to Ebserh at the University Hospital of Brasília, which begins in 2013; The implementation of the Hospital Care Management Model, developed by Ebserh, which took place in 2018, HUB; and currently another defining moment experienced by the management of the HUB, which is the new coronavirus pandemic, which began in 2020 and is still in effect. Thus, this study seeks to describe beyond the trajectory, as well as the evolution of these HUB indicators, verifying whether there is a relationship in the evolution of any of the indicators with the moment that the HUB management was, and explaining through the numbers presented by these indicators, the procedure involved in the management of the HUB in the period between 2011 and 2021.pt_BR
Aparece na Coleção:Saúde Coletiva - Campus UnB Ceilândia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.