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dc.contributor.advisorCaixeta, Juliana Eugênia-
dc.contributor.authorSantos, Quezia Guilhermina Dias dos-
dc.identifier.citationSANTOS, Quezia Guilhermina Dias dos. Altas habilidades: possível diálogo entre teoria e prática. 2011. 78 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.en
dc.description.abstractAo longo da história da educação tem se observado que o processo de inclusão no aluno com necessidades educativas especiais decorre de constantes lutas por reivindicações dos diferentes grupos sociais que compõe a sociedade. A pessoa com altas habilidades faz parte de um dos grupo que precisa de atendimento especializado para potencializar seu desenvolvimento. O aluno com altas habilidades apresenta um desenvolvimento acima da média de seus pares, destacando-se na área das artes, raciocínio lógico, matemático e/ou motricidade. O objetivo desta pesquisa foi conhecer o processo de inclusão do aluno com altas habilidades em uma cidade do estado do Espírito Santo, por meio de observação e entrevistas conhecer a identificação e atendimento especializado para esse aluno, assim como conhecer as instituições que oferecem atendimento especializado. Os resultados obtidos evidenciam que: a) a identificação do aluno com altas habilidades acontecerá se o professor regente for esclarecido sobre o que é altas habilidades e direcionar a identificação com segurança das informações fornecidas; b) O atendimento para o aluno com altas habilidades acontecerá após a identificação e de acordo com a área de interesse do aluno; c) A inclusão do aluno com altas habilidades acontece a partir do momento em que todos que estão a sua volta se empenham no processo de inclusão, isto é, família, escola, professor, amigos, comunidade. O processo de inclusão é lento, precisa ser dialogado constantemente entre todos os envolvidos com o aluno com altas habilidades. Assim, o professor regente precisa de participar de cursos de formação para manter diálogo com a teoria e sua pratica pedagógica, a família precisa conhecer o filho com altas habilidades que tem em casa, a escola necessita das informações sobre este aluno e buscar meios/parcerias que o atendam e contribuam com seu desenvolvimento humano.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação especialen
dc.subject.keywordSuperdotadosen
dc.subject.keywordCrianças superdotadas - educaçãoen
dc.titleAltas habilidades : possível diálogo entre teoria e práticaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2012-03-12T20:18:08Z-
dc.date.available2012-03-12T20:18:08Z-
dc.date.issued2012-03-12T20:18:08Z-
dc.date.submitted2011-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/3093-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.3093pt_BR
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