Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30930
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_AnnaCarolinaCamposMarques_tcc.pdf350,93 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSilva, Lidia Olinto do Valle-
dc.contributor.authorMarques, Anna Carolina Campos-
dc.identifier.citationMARQUES, Anna Carolina Campos. Bailando entre teatros e danças: em busca de uma singularidade poética no teatro físico. 2022. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa parte da minha trajetória como atriz e dançarina em diálogo com a linguagem do Teatro Físico. Pretende-se com este trabalho de conclusão de curso a compreensão da importância do hibridismo de linguagens cênicas como possibilidade de expansão poética e criativa de atores, bem como o impacto da experiência na formação de atores. Esta pesquisa é inspirada em minha experiência e observação das consequências positivas geradas pelo estudo e prática profissional em teatro e dança. A metodologia de trabalho se dá a partir da revisão bibliográfica de autores que se conectam diretamente com temática da pesquisa, isto é, o interstício entre os campos do teatro e da dança. Como referências centrais foram utilizados: o livro “O Teatro do Corpo Manifesto” de Lucia Romano, através do qual a autora faz um panorama completo sobre o Teatro Físico, servindo como base principal para revisão histórica feita no capítulo um, e o livro “O Ator Compositor” de Matteo Bonfitto, a fim de compreender a dinâmica do ator como criador ativo na cena no século XX. Outra referência importante foi “O corpo poético” de Jacques Lecoq, que, no segundo capítulo, embasou a análise da prática realizada na disciplina de PIT – Projeto de interpretação teatral 1 – do departamento de Artes Cênicas da Universidade de Brasília. Nesse sentido, o foco central deste trabalho é analisar o meu processo criativo na disciplina que teve um diálogo direto com práxis de Lecoq.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordTeatropt_BR
dc.subject.keywordInterpretação teatralpt_BR
dc.subject.keywordArtes cênicaspt_BR
dc.titleBailando entre teatros e danças : em busca de uma singularidade poética no teatro físicopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-06-13T17:25:10Z-
dc.date.available2022-06-13T17:25:10Z-
dc.date.submitted2022-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/30930-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Artes Cênicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.