Título: | Tempo de recreio : intervir? |
Autor(es): | Amaral, César Alves |
Orientador(es): | Brito, Marcelo de |
Assunto: | Atividade física Recreação Crianças - intervenção psicopedagógica Brincadeiras |
Data de apresentação: | 2022 |
Data de publicação: | 13-Jun-2022 |
Referência: | AMARAL, César Alves. Tempo de recreio: intervir?. 2022. 39 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022 |
Resumo: | O presente estudo em formato de relato de experiência tem como foco analisar o espaço-tempo de recreio numa escola na qual atuei como estagiário. Onde mergulho nesse espaço/tempo, começo a observar e interagir, minhas motivações são todas voltadas para melhoria do conteúdo que se aplica ao mesmo. As Indagações que o motivaram estão relacionada ao como a escola trata este momento escolar, como os alunos o percebem. Neste sentido, identificar qual a visão do Estado, observar os fenômenos e ações referentes ao recreio, analisar qual o espaço e tempo reservados pela escola, qual a postura com relação à promoção de atividade física para os estudantes? deve haver intervenção? são aspectos tratados neste relato. Ao final percebo a grande importância desta experiência e quais possibilidades são geradas no recreio, apresento também algumas ideias que podem ser soluções se bem planejadas e aplicadas no contexto adequado, exaltando que o brincar é essencial em todas as etapas da vida, e para as crianças, é coisa séria. |
Abstract: | The present study in the form of an experience report focuses on analyzing the space-time of recreation in a school where I worked as an intern. Where I dive into this space/time, I start to observe and interact, my motivations are all aimed at improving the content that applies to it. The questions that motivated him are related to how the school treats this school moment, how students perceive it. In this sense, identify the State's vision, observe the phenomena and actions related to recess, analyze the space and time reserved by the school, what is the posture in relation to the promotion of physical activity for students? should there be intervention? are aspects addressed in this report. At the end I realize the great importance of this experience and what possibilities are generated in the playground, I also present some ideas that can be solutions if well planned and applied in the appropriate context, extolling that playing is essential at all stages of life, and for children, it is serious business. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Brasília, 2022. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.