Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30923
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_GabrielGouveaVilelaDias_tcc.pdf1,03 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorPacheco, Sulian Vieira-
dc.contributor.authorDias, Gabriel Gouvêa Vilela-
dc.identifier.citationDIAS, Gabriel Gouvêa Vilela. Um ator no papel de professor de Artes Cênicas: ensaios de uma prática de docência marcada por pressupostos progressistas. 2021. 49 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO trabalho em questão, tem como objetivo explicitar alguns aspectos da formação de um estudante de licenciatura em Artes Cênicas: os caminhos percorridos por este desde de sua formação no ensino básico, passando pelo ensino técnico e arte dramática e culminando na licenciatura em Artes Cênicas na Universidade de Brasília. Dessa forma, pretende-se tencionar suas dificuldades e resistências em processos educativos, principalmente no ensino básico, em relação ao prazer de aprender e significância da aprendizagem, já associada à sua formação técnica e superior em Artes Cênicas. A relação entre a aprendizagem significativa e a relevância do prazer nos processos de aprendizagem apresentadas no relato justificam a opção que tal licenciando faz pelas pedagogias progressistas, com presença marcante em sua formação a docência em Artes Cênicas. Assim, o marco teórico utilizado para refletir sobre os propósitos de tal tendência pedagógica é composto por autores como Jorge Larrosa, considerando a origem da escola na Grécia antiga e suas funcionalidades, bell hooks expondo a reflexão sobre a criação de uma comunidade de aprendizado, Hanna Arendt apresentando um pensamento sobre a responsabilidade de ser professor e o autor que é a fonte basilar dessa monografia, Paulo Freire com sua proposta pedagógica. Por fim, será apresentado pelo estudante um relato autoetnográfico referente ao Estágio Supervisionado em Artes Cênicas 2, realizado de forma remota, com recorte no atual momento de pandemia da COVID-19, tentando, de certa forma, relacionar suas propostas metodológicas à aspectos das pedagogias progressistas explicitadas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordProfessores - formaçãopt_BR
dc.subject.keywordArtes cênicaspt_BR
dc.subject.keywordPedagogia progressistapt_BR
dc.subject.keywordCovid-19pt_BR
dc.titleUm ator no papel de professor de Artes Cênicas : ensaios de uma prática de docência marcada por pressupostos progressistaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-06-13T14:52:57Z-
dc.date.available2022-06-13T14:52:57Z-
dc.date.submitted2021-05-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/30923-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Artes Cênicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.