Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3092
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_SandraGizelleOliveiraAlmeida.pdf871,53 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais oriundos da educação precoce : o papel do professor como mediador desse processo
Autor(es): Almeida, Sandra Gizelle de Oliveira
Orientador(es): Silva, Geane de Jesus
Assunto: Educação inclusiva
Professores
Data de apresentação: 16-Abr-2011
Data de publicação: 12-Mar-2012
Referência: ALMEIDA, Sandra Gizelle de Oliveira. A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais oriundos da educação precoce: o papel do professor como mediador desse processo. 2011. 83 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: O foco desta pesquisa é compreender como ocorre o processo de inclusão dos alunos portadores de necessidade educativa especial – ANEE’s que saem da Educação Precoce e perceber até que ponto o papel dos professores contribui ou não com a efetivação desse processo. A abordagem metodológica foi realizada com base na investigação qualitativa de forma descritiva e reflexiva por meio de entrevistas não-estruturada, questionários, observações e a participações do investigador, com o propósito de analisar o atendimento recebido pelo ANEE, a formação e o preparo dos docentes nesta recepção e ainda refletir sobre atuação destes no processo inclusivo desses alunos. Os dados indicaram que de certa forma não está ocorrendo uma efetiva inclusão e sim mais uma segregação dentro da própria escola, e ainda que os ANEE’s não recebem atendimentos complementares para favorecer o processo inclusivo. Observou-se que a escola foi utilizada mais pela necessidade de vagas e espaço. Conclui-se que para favorecer a inclusão é necessário investir na capacitação favorecendo a práxis cotidianamente e tal postura poderia facilitar o papel do professor em sala de aula para que os docentes possam compreender melhor todas as questões que abarcam a inclusão e ainda replanejá-la, reorganizá-la e regularizá-la em todo o processo não deixando de socializar e ambientalizar o aluno em hipótese alguma.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons