Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Santos, Karini Borges dos | - |
dc.contributor.author | Peixoto, Henrique Benon Soares | - |
dc.identifier.citation | PEIXOTO, Henrique Benon Soares. Relação entre metodologias de ensino da natação e a motivação de alunos. 2022. 33 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A natação é um esporte mundialmente conhecido e praticado e dispõe de
diversos métodos para seu ensino, assim, cada aluno pode se motivar ou se
desmotivar para aprender e aprimorar o nado dependendo da metodologia utilizada.
O presente estudo teve por objetivo realizar uma revisão de literatura sobre as
metodologias utilizadas por professores de natação e sua relação com a motivação
dos alunos. A busca foi realizada nas bases de dados Google Acadêmico, BDTD
(Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações) e Portal CAPES. Os critérios
de inclusão foram textos acadêmicos que tivessem correlação direta com
metodologias usadas nas aulas de natação ou correlação direta com a motivação
dos alunos de natação. Foram selecionados 8 artigos para análise e discussão, dos
quais 6 compreenderam uma pesquisa de campo sobre a motivação dos alunos ou
da metodologia utilizada pelos professores de natação e 2 artigos constituíram
revisões bibliográficas sobre o tema. Como resultado foi encontrado que os autores
relatam uma maior motivação dos alunos quando os professores incorporam a
utilização do lúdico em suas metodologias, porém na prática os professores se
utilizam mais da abordagem analítica de ensino ou uma mescla de metodologias,
que não preveem uma utilização ampla do lúdico nas aulas de natação. Apesar do
reconhecimento sobre a influência do lúdico motivação das crianças, faltam
pesquisas que de fato concretizem a relação da motivação do aluno com a
metodologia utilizada e comprovação da premissa na prática. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Natação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Exercícios físicos | pt_BR |
dc.title | Relação entre metodologias de ensino da natação e a motivação de alunos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-06-13T14:27:10Z | - |
dc.date.available | 2022-06-13T14:27:10Z | - |
dc.date.submitted | 2022 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/30910 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|