Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/308
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_EdgarCandidoMartins.pdf216,86 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O empreendedorismo como forma de desenvolvimento do turismo
Autor(es): Martins, Edgar Cândido
Orientador(es): Ribeiro, Walter Eustáquio
Assunto: Turismo
Empreendedorismo
Desenvolvimento econômico
Turismo - planejamento
Data de apresentação: Jan-2006
Data de publicação: 1-Jun-2009
Referência: MARTINS, Edgar Cândido. O empreendedorismo como forma de desenvolvimento do turismo. 2006. 48 f. Monografia (Especialização em Professores e Pesquisadores em Turismo e Hospitalidade)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
Resumo: Este trabalho mostra que o empreendedorismo sincronizado com o turismo pode potencializar a atividade turística dentro da economia, gerando contribuições como exemplo o aumento expressivo do PIB de um país, a geração de emprego e renda, e mudanças de comportamento pessoal e profissional na atividade. No século XXI, grandes avanços tecnológicos proporcionaram um mundo totalmente globalizado, onde o capitalismo reina e as organizações devem se referenciar e adequar ao mercado. Assim, situações cotidianas em que temos que vencer todos os dias os desafios de uma economia competitiva e globalizada, moldada em uma filosofia administrativa requerem, muito mais, um espírito inovador e agressivo daqueles responsáveis pelo gerenciamento das organizações. Este espírito é o empreendedor. O trabalho desenvolvido apresenta informações que buscam verificar a integração entre o turismo e o empreendedorismo. E para melhor compreensão do assunto, foi dividido (tematizado) em três momentos: o primeiro abordou sobre o turismo, suas concepções, seus conceitos, suas políticas e fatores econômicos. O segundo momento tratou especificamente o empreendedorismo, seus significados, comportamentos e resultados e, em último momento, foi tratado a relação entre empreendedorismo e turismo.
Abstract: It was shown in this work that the entrepreneur synchronized with the tourism can more still harnesses the tourist activity inside of the economy, generating contributions as example the express increase of the GIP of a country, the generation of job and income and change of behavior in the personal and professional activity. In century XXI, great technological advances had total provided a globalization world, where the born in the kingdom capitalism and the organizations must be referring and adjust to the market. Thus daily situations where we have that to every day win the challenges of competitive and economy and globanized, molded in an administrative philosophy that requires much more an innovative and aggressive spirit of those responsible ones for the management of the organizations. This is the intreprenem spirit.. The developed work presents information that they search to verify the integration between the tourism and the entrepreneship. And for better understanding of the subject we will go to work at three moments. The first one we will go to approach on the tourism, its conceptions, its concepts, its politics and economic factors. As the second moment will go to treat specifically on the entrepreneur, its meanings, behaviors and results and at last moment are treated the relation between the entrepreneship and tourism.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2006.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2006.01.TCC.308
Aparece na Coleção:Formação de Professores e Pesquisadores em Turismo e Hospitalidade



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.