Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30895
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_GedeonChabiChadracMathias_tcc.pdf7,43 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Impacto da moeda Franco CFA no desenvolvimento econômico das ex-colônias francesas na Áfica Subsaariana
Autor(es): Mathias, Gedeon Chabi Chadrac
Orientador(es): Sato, Eiiti
Assunto: Comunidade Financeira Africana
Sistema financeiro
Países francófonos
Franco CFA
Data de apresentação: 14-Mai-2022
Data de publicação: 9-Jun-2022
Referência: MATHIAS, Gedeon Chabi Chadrac. Impacto da moeda Franco CFA no desenvolvimento econômico das ex-colônias francesas na Áfica Subsaariana. 2022. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Internacionais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo a discussão sobre o desenvolvimento econômico de ex-colônias da França na África subsaariana através de uma moeda, o Franco CFA, uma moeda comum a eles, emitida por dois bancos centrais, BCEAO e BEAC. Desde 1960, a maioria dos países francófonos tomaram as suas independências vis à vis do colonizador francês, fazendo com que esses países pudessem autodeterminar os seus destinos, mas nesse processo de descolonização houve um grande problema que não foi resolvido, o problema da independência econômica. As ex-colônias da França conquistaram a independência política, mas foi deixado de lado uma moeda colonial comum a eles, o Franco CFA. o Franco CFA é uma moeda considerada por muitos como o instrumento do neocolonialismo monetário por causa de sua estrutura, o seu modo de funcionamento, a maneira pela qual ela é emitida e pelo grande papel do ex-colonizador no mecanismo institucional do Franco CFA. No final de dezembro de 2019 os presidentes da Costa do marfim, Alessane Dramane Outtara, e o presidente da França, Emmanuel Macron, decidiram do fim do Franco CFA para ser substituído por uma nova moeda, mas mantendo os antigos papéis da França na gestão da nova moeda, que deveria ser criada no ano 2020.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Relações Internacionais - Graduação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.