Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30894
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_CarolinaDeOliveiraBraga_tcc.pdf378,23 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O jogo, a comicidade e a sala de aula virtual : uma reflexão das práticas teatrais sob o olhar da pedagogia do pertencer no Centro Educacional Fundamental 405 sul
Autor(es): Braga, Carolina de Oliveira
Orientador(es): Oliveira, Érico José Souza de
Assunto: Pedagogia - estudo e ensino
Linguagem teatral
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 9-Jun-2022
Referência: BRAGA, Carolina de Oliveira. O jogo, a comicidade e a sala de aula virtual: uma reflexão das práticas teatrais sob o olhar da pedagogia do pertencer no Centro Educacional Fundamental 405 sul. 2021. 51 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Essa pesquisa propõe uma reflexão sobre as práticas pedagógicas na aula de artes dos 60 e 70 anos no Centro de Ensino Fundamental 405 Sul. As aulas fazem parte do programa nacional Residência Pedagógica realizado e financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) sob supervisão da Dr. Ângela Café, professora na Universidade de Brasília (UnB),e do professor preceptor Joselito Eduardo Sampaio atuante como professor da educação básica no GDF. Farei uma reflexão sobre as vivências em sala de aula virtual a partir da abordagem da Pedagogia do Pertencer proposta por Sampaio. O foco da pesquisa são as possibilidades pedagógicas da comicidade na aula de teatro. Pretende-se pesquisar possibilidades para estimular o processo de aprendizagem da linguagem teatral por meio do prazer e envolvimento que acredito que a comicidade pode proporcionar na aula de artes aos participantes. Para tanto, me inspiro na dissertação de mestrado do professor Joselito Sampaio “Pedagogia do Pertencer” (2020) e na dissertação de mestrado do professor Elison Franco “Por Uma Pedagogia Teatral Cômica” (2014), ambos ex-alunos da Universidade de Brasília.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, Licenciatura em Artes Cênicas, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Artes Cênicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.