Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3087
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_GenivaldodosSantosMoura.pdf345,41 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorVieira, Vanauey Ferreira-
dc.contributor.authorMoura, Genivaldo dos Santos-
dc.identifier.citationMOURA, Genivaldo dos Santos. A utilização do planejamento estratégico nas micro e pequenas empresas. 2011. 46 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Porto Velho, 2011.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de Graduação em Administração à Distância, 2011.en
dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo identificar, mesmo de forma inconsciente qual a importância do planejamento estratégico para os micro e pequenos empreendedores, e identificar dentro do perfil dos entrevistados, se houve empreendedorismo por necessidade ou oportunidade. Na obtenção dos resultados utilizou-se como instrumento metodológico a pesquisa qualitativa, com a aplicação de questionário, realizado com os micro e pequenos empreendedores da cidade de Guajará-Mirim-RO, que responderam espontaneamente perguntas fechadas e uma dependente. Do grupo estudado, foi identificado que grande maioria acredita que a principal causa do fracasso de um empreendimento é a ausência de planejamento. A investigação proporciona ainda como resultado a pouca utilização pelos empreendedores das ferramentas disponíveis para o gerenciamento de suas empresas, por desinteresse ou desconhecimento. Na obra evidencia que o empreendedor que realiza o seu planejamento, mesmo de maneira simples, possui um diferencial para o alcance do sucesso do seu empreendimento.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEmpreendedorismoen
dc.subject.keywordPlanejamento estratégicoen
dc.subject.keywordPequenas e médias empresasen
dc.titleA utilização do planejamento estratégico nas micro e pequenas empresasen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2012-03-12T15:52:35Z-
dc.date.available2012-03-12T15:52:35Z-
dc.date.issued2012-03-12T15:52:35Z-
dc.date.submitted2011-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/3087-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.3087-
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons