Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30868
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_JoceliDuarteFiamoncini_tcc.pdf232,49 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCera, Maysa Luchesi-
dc.contributor.authorFiamoncini, Joceli Duarte-
dc.identifier.citationFIAMONCINI, Joceli Duarte. Associação entre desempenho auditivo e linguístico-cognitivo de idosos. 2021. 32 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Fonoaudiologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Fonoaudiologia, 2021.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: Introdução: O aumento da população idosa exige estratégias de promoção da saúde, para favorecer a funcionalidade por maior tempo possível. As privações sensoriais associadas ao envelhecimento podem comprometer a comunicação verbal, como a auditiva, denominada presbiacusia. A comunicação do idoso também pode apresentar prejuízos decorrentes de declínio de funções cognitivas, inclusive da linguagem. Objetivo: Analisar a autopercepção auditiva e os desempenhos linguístico e cognitivo de idosos frequentadores de um centro comunitário brasileiro e verificar a associação entre estas variáveis. Métodos: Participaram do estudo 61 indivíduos que frequentavam um centro comunitário no Distrito Federal. Foram analisados os dados obtidos por meio de entrevistas realizadas com os idosos, por meio dos protocolos de avaliação breve da cognição, linguagem e audição. Resultados: Por meio da associação das percepções auditivas e o desempenho de linguagem e cognição, observou-se correlação estatisticamente significante entre o desempenho das funções auditivas e linguísticas-cognitivas. Conclusão: O acompanhamento no desempenho das habilidades auditivas e linguísticas-cognitivas é fundamental para o planejamento de ações e intervenções que favoreçam a promoção da saúde, aperfeiçoem os processos comunicativos e contribuam para a manutenção da atividade social dos idosos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordIdosos - capacidade funcional e cognitivapt_BR
dc.subject.keywordPerda auditivapt_BR
dc.subject.keywordAudição (Fisiologia)pt_BR
dc.titleAssociação entre desempenho auditivo e linguístico-cognitivo de idosospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-06-08T20:03:16Z-
dc.date.available2022-06-08T20:03:16Z-
dc.date.submitted2021-04-28-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/30868-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.contributor.advisorcoSilva, Isabella Monteiro de Castro-
dc.description.abstract1Introduction: The increase in the elderly population requires health promotion strategies, in order to favor functionality for as long as possible. Sensory deprivations associated with aging can compromise verbal communication, such as hearing, called presbycusis. Elderly communication can also present impairments due to the decline in cognitive functions, including language. Purpose: To analyze auditory self-perception and the linguistic and cognitive performance of elderly people attending a Brazilian community center and to verify the association between these variables. Methods: 61 individuals who attended a community center in the Federal District participated in the study. The data obtained through interviews with the elderly were analyzed, through the protocols for brief assessment of cognition, language and hearing. Results: Through the association of auditory perceptions and the performance of language and cognition, a statistically significant correlation was observed between the performance of auditory and linguistic-cognitive functions. Conclusion: Monitoring the performance of auditory and linguistic-cognitive skills is essential for planning actions and interventions that favor health promotion, improve communicative processes and contribute to the maintenance of the social activity of the elderly.pt_BR
Aparece na Coleção:Fonoaudiologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.