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dc.contributor.advisorPereira, Valéria Reis do Canto-
dc.contributor.authorMacedo, Gabriela Duarte-
dc.contributor.authorNogueira, Rebecka Assunção Antunes-
dc.identifier.citationMACEDO, Gabriela Duarte; NOGUEIRA, Rebecka Assunção Antunes. Processamento auditivo em estudantes universitários: aplicação de anamnese audiológica. 2021. 23 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Fonoaudiologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Fonoaudiologia, 2021.pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: O processamento auditivo contém habilidades auditivas que auxiliam o cérebro humano a entender o que se ouve. A compreensão do funcionamento desse sistema auditivo é fundamental para entender as possíveis alterações que possam impactar na comunicação, aprendizado e funções emocionais. Objetivo: Analisar a efetividade da anamnese precedente à avaliação do processamento auditivo em estudantes da Universidade de Brasília. Métodos: Foi realizado um estudo transversal, de campo descritivo e caráter quantitativo em universitários com aplicação de anamnese audiológica (15), para analisar a efetividade da entrevista inicial vinculada ao processamento auditivo em estudantes. Participaram da pesquisa 43 estudantes de graduação e pós-graduação, com idade entre 18 e 29 anos. Resultados: Os dados obtidos por meio da anamnese foram tabulados e analisados na sequência de distribuição das perguntas. Todos os voluntários relataram que escutam bem em ambiente silencioso e que localizam o som. Queixas de desatenção e agitação estavam presentes em números relevantes, bem como queixas relacionadas à memória. Nenhum dos participantes relatou acompanhamento fonoaudiológico e/ ou psicopedagógico. Conclusão: Foi possível concluir que a anamnese audiológica é uma ferramenta eficaz, de fácil e rápida aplicação, com finalidade de triar possíveis queixas auditivas relevantes para o fonoaudiólogo precedente à avaliação do processamento auditivo.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPercepção auditivapt_BR
dc.subject.keywordAnamnesept_BR
dc.subject.keywordJovens adultospt_BR
dc.titleProcessamento auditivo em estudantes universitários : aplicação de anamnese audiológicapt_BR
dc.title.alternativeAuditory processing in university students : application of audiological anamnesispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-06-08T19:33:57Z-
dc.date.available2022-06-08T19:33:57Z-
dc.date.submitted2021-05-07-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/30866-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Introduction: Auditory processing contains auditory skills that help the human brain to understand what is heard. Understanding the functioning of this auditory system is essential to understand the possible changes that may impact communication, learning and emotional functions. Objective: To analyze the effectiveness of the anamnesis preceding the assessment of auditory processing in students at the University of Brasília. Methods: A crosssectional, descriptive and quantitative study was carried out on university students with the application of audiological anamnesis, to analyze the effectiveness of the initial interview linked to auditory processing in students. 43 undergraduate and graduate students participated in the research, aged between 18 and 29 years. Results: The data obtained through the anamnesis were tabulated and analyzed in the sequence of distribution of the questions. All volunteers reported that they listen well in a quiet environment and localize the sound. Complaints of inattention and agitation were present in relevant numbers, as well as complaints related to memory. None of the participants reported speech therapy and / or psychopedagogical follow-up. Conclusion: It was possible to conclude that the audiological anamnesis is an effective tool, easy and quick to apply, with the purpose of screening possible hearing complaints relevant to the speech therapist prior to the auditory processing assessment.pt_BR
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