Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30854
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_EduardoPRSantos_tcc.pdf1,27 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Micoproteína e proteína de levedura VS carne bovina : uma comparação nutricional e revisão
Autor(es): Santos, Eduardo Prado Ribeiro
Orientador(es): Pineli, Lívia de Lacerda de Oliveira
Assunto: Alimentos - consumo
Carne bovina
Carne vegetal
Alimentos - microbiologia
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 8-Jun-2022
Referência: SANTOS, Eduardo Prado Ribeiro. Micoproteína e proteína de levedura VS carne bovina: uma comparação nutricional e revisão. 2021. 28 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Introdução: O aumento do consumo de carne bovina trouxe impactos ambientais importantes, que tendem a aumentar até 2050. Além disso, questões éticas envolvidas com abate e bem-estar animal tem ganhado atenção. A criação de alternativas a carne bovina se faz importante neste cenário. O presente estudo revisa na literatura fontes de proteína alternativas, especificamente micoproteínas e leveduras, e avalia sua qualidade proteica. Materiais e Métodos: Para a busca bibliográfica, foram utilizadas as bases de dados: Scopus, Science Direct, Web of Science, PubMed, resumos CAB e Google Acadêmico. As palavras-chave utilizadas foram: “yeast protein”; “beef”; “mycoprotein” e termos análogos, combinadas com: “Protein Quality"; “Protein Biological Value” e termos análogos. 7 artigos foram escolhidos para compor o estudo. Foram coletados os dados de proteína total de cada produto assim como o índice Protein digestibility-corrected amino acid score (PDCAAS). Resultados e Discussão: Dos 7 artigos apresentados, foram obtidas 24 análises, 9 das análises obtiveram valores de proteína menores que 50% por extrato seco.10 análises obtiveram PDCAAS > 1.0 e todas as análises possuíam aminoácidos limitantes. 9 análises obtiveram PDCAAS <0,5. Nenhum artigo analisou a digestibilidade in vivo ou in vitro dos produtos estudados e 4 estudos não apresentaram a quantidade de todos os aminoácidos essenciais. Conclusão: Existem dados limitados na literatura referentes a qualidade proteica de fungos e leveduras, contudo, é possível observar a qualidade proteica inferior dessas fontes quando comparadas com a carne bovina.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Nutrição



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.