Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30843
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_LucasSousaDeOliveira_tcc.pdf613,81 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorAzevêdo, Paulo Henrique-
dc.contributor.authorOliveira, Lucas Sousa de-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Lucas Sousa de. A gestão da educação física escolar nos currículos de graduação em Educação Física das universidades brasileiras. 2021. 20 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2021.pt_BR
dc.description.abstractA gestão da educação física escolar (GEFE) trata fundamentalmente da aplicação dos conceitos de gestão e administração ao âmbito da educação física escolar, amparada pelos conceitos da gestão educacional e gestão escolar. Esse estudo analisou a presença de disciplinas relacionadas à GEFE, nos currículos de graduação dos cursos de educação física, licenciatura e bacharelado, das universidades brasileiras, que possuem nota igual ou superior a 4 nos programas de pós-graduação strictu sensu. Foram acessadas as grades curriculares no site de cada instituição que compôs a amostra para identificar as disciplinas relacionadas a gestão da educação física escolar. Constatouse 45 disciplinas sendo 37 ofertadas na licenciatura de forma obrigatória e 3 de forma optativa. Já no bacharelado, foram encontradas 13 obrigatórias e 2 optativas. A disciplinas foram categorizadas em 7 temáticas: gestão educacional; gestão escolar; gestão da educação física; gestão da educação física escolar (GEFE); gestão da educação física e do esporte; gestão da educação física, esporte, saúde e lazer. A maioria das disciplinas (60%) pertencem às temáticas da gestão educacional e escolar na licenciatura, enquanto as demais são relacionadas à gestão da educação física e gestão do esporte, que estão mais presentes no bacharelado. Somente duas disciplinas pertenciam a categoria da GEFE. Os dados sugerem haver deficiência de conteúdos de gestão do esporte na licenciatura e que as disciplinas de gestão da educação física escolar possibilitam a inserção dessa temática no âmbito escolar, qualificando a formação inicial dos professores e possibilitando uma melhor educação para o país.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCurrículo escolarpt_BR
dc.subject.keywordLicenciatura em educação físicapt_BR
dc.subject.keywordEducação física escolarpt_BR
dc.titleA gestão da educação física escolar nos currículos de graduação em Educação Física das universidades brasileiraspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-06-08T11:53:37Z-
dc.date.available2022-06-08T11:53:37Z-
dc.date.submitted2021-05-21-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/30843-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.contributor.advisorcoSilva, Leonardo Peixoto Arêas da-
dc.description.abstract1The management of school physical education (GEFE) is fundamentally the application of the concepts of management and administration to scholar physical education, supported by concepts of educational management and school management. This study analyzed the presence of disciplines related to GEFE, in the physical education undergraduate and bachelor's degree curriculum of Brazilian universities, which have a score equal to or higher than 4 in strictu sensu postgraduate programs. The curricular grids were accessed on the website of each institution that composed this research to identify the disciplines related to the management of school physical education. There were 45 disciplines, 37 of which were offered in licentiate degree mandatorily and 3 in optional way. In the bachelor’s degree, 13 were mandatory and 2 optional. The subjects were categorized into 7 themes: educational management; school management; physical education management; school physical education management (GEFE); management of physical education and sport; management of physical education, sport, health and leisure. Most subjects (60%) belongs to the themes of “educational and school management” in licentiate degree, while the rest are related to “management of physical education” and “sport management”, which are more present in the bachelor's degree. Only two disciplines belonged to the GEFE category. This research suggest that there is a deficiency in sports management content in the undergraduate program and that the disciplines of school physical education management enables the insertion of this theme in the school environment, qualifying the initial training of teachers and enabling a better education for the country.pt_BR
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.