Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Pereira, Valéria Reis do Canto | - |
dc.contributor.author | Santos, Sara Ribeiro dos | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Sara Ribeiro dos. Sinais e sintomas do transtorno do processamento auditivo: visão de professores de escolas do Distrito Federal. 2021. [27] f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Fonoaudiologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Fonoaudiologia, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Introdução: crianças e adolescentes com Transtorno do Processamento Auditivo (TPA), em ambiente escolar, podem apresentar dificuldades nas atividades de soletração, leitura e na compreensão das informações apresentadas verbalmente durante a aula. O TPA acarreta dificuldades no processo da comunicação oral,
leitura e escrita, compreensão de linguagem e no desempenho escolar. Objetivo: verificar os sinais e sintomas de TPA observados em ambiente escolar, de acordo com a opinião de professores que lecionaram para crianças e/ou adolescentes diagnosticadas com TPA, em escolas públicas do Distrito Federal. Métodos: a
amostra foi composta por 67 professores do ensino fundamental I de três escolas públicas do Distrito Federal (DF) selecionadas para a realização da pesquisa. Os professores responderam um questionário composto por 58 sinais e sintomas do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e TPA pontuando-os
conforme a frequência de ocorrência no ambiente laboral, sendo 1 (nunca), 2 (quase nunca), 3 (algumas vezes), 4 (quase sempre) e 5 (sempre). Resultados: os principais sinais e sintomas de TPA encontrados na análise dos questionários foram: dificuldade de ouvir em ambiente ruidoso; pede para repetir coisas; déficit na
atenção auditiva seletiva; déficit na atenção auditiva dividida; taxa reduzida de processamento da informação auditiva; dificuldade em seguir instruções orais; déficit na atenção auditiva sustentada; distração; habilidade de associação auditiva ruim e habilidade de escuta ruim. Conclusão: foi possível identificar os principais sinais e
sintomas comportamentais característicos de TPA, de acordo com a observação dos professores. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transtorno do Processamento Auditivo (TPA) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Percepção auditiva | pt_BR |
dc.subject.keyword | Audição (Fisiologia) | pt_BR |
dc.title | Sinais e sintomas do transtorno do processamento auditivo : visão de professores de escolas do Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-06-07T22:58:31Z | - |
dc.date.available | 2022-06-07T22:58:31Z | - |
dc.date.submitted | 2021-04-30 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/30840 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Introduction: children and adolescents with Auditory Processing Disorder (APD) in a school environment may have difficulties in spelling, reading activities and in understanding the information presented verbally during class. The APD causes difficulties in the process of oral communication, reading and writing, language
comprehension and school performance. Objective: to verify the signs and symptoms of APD observed in the school environment, according to the opinion of teachers who taught to children and / or adolescents diagnosed with APD, in public schools in the Federal District. Methods: the sample consisted of 67 teachers from elementary school I from three public schools in the Federal District (DF) selected to carry out the research. The teachers answered a questionnaire composed of 58 signs and symptoms of Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) and APD scoring them according to the frequency of occurrence in the work environment, being 1 (never), 2 (almost never), 3 ( sometimes), 4 (almost always) and 5 (always). Results: the main signs and symptoms of APD found in the analysis of the questionnaires were: difficulty hearing in a noisy environment; asks to repeat things; deficit in selective auditory attention; deficit in divided auditory attention; reduced rate
of processing of auditory information; difficulty following oral instructions; deficit in sustained auditory attention; distraction; poor auditory association skills and poor listening skills. Conclusion: it was possible to identify the main behavioral signs and symptoms characteristic of APD, according to the observation of the teachers. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Fonoaudiologia
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