Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3084
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_WandersonAureliodeLarcerda.pdf197,05 kBAdobe PDFver/abrir
Título: As estratégias adotadas pelas equipes de trabalho para serem criativas e contribuírem no processo de inovação organizacional
Autor(es): Lacerda, Wanderson Aurélio de
Orientador(es): Nascimento, Thiago Gomes
Assunto: Grupos de trabalho
Criatividade no trabalho
Desenvolvimento organizacional
Data de apresentação: Dez-2011
Data de publicação: 9-Mar-2012
Referência: LACERDA, Wanderson Aurélio de. As estratégias adotadas pelas equipes de trabalho para serem criativas e contribuírem no processo de inovação organizacional. 2011. 46 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O contexto no qual as organizações se encontram inseridas requerem de seus quadros que sejam criativos e gerem inovação para agregarem valor aos seus produtos e serviços. Uma abordagem necessária é analisar tais fenômenos no âmbito das equipes de trabalho. O objetivo da pesquisa foi investigar as estratégias que as equipes utilizam para serem criativas e fomentarem o processo inovativo nas organizações. O presente estudo se baseou na análise exploratória realizada através de entrevistas semiestruturada aos integrantes de equipes de três projetos reconhecidamente inovadores e que angariaram prêmios em um importante editorial que trata especificamente de publicar sobre as instituições financeiras brasileiras. Dentre as conclusões alcançadas pela pesquisa tem-se que dentre os aspectos que influenciam o processo criativo têm-se a autonomia, a motivação, a comunicação e a liderança, por outro lado, as características que sufocam o mesmo processo são os conflitos interpessoais, a escassez de tempo e a burocracia. As estratégias utilizadas pelas equipes para serem criativas e inovadoras se referem aos esforços individuais para estimular a criação de ideias novas e úteis para resolver problemas organizacionais procurando minimizar os efeitos negativos das barreiras a esses fenômenos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de Graduação em Administração, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons