Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30839
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_AnaBeatrizSantos_VanessaCaraca_tcc.pdf146,82 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Proposta normativa do Mini-exame do Estado Mental (MEEM) para o Distrito Federal : estudo piloto
Autor(es): Santos, Ana Beatriz da Silva
Caraça, Vanessa Alvino
Orientador(es): Cera, Maysa Luchesi
Assunto: Mini Exame do Estado Mental (MEEM)
Demência
Cognição
Data de apresentação: 28-Abr-2021
Data de publicação: 7-Jun-2022
Referência: SANTOS, Ana Beatriz da Silva. CARAÇA, Vanessa Alvino. Proposta normativa do Mini-exame do Estado Mental (MEEM) para o Distrito Federal: estudo piloto. 2021. [3], 8 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Fonoaudiologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O Mini Exame do Estado Mental (MEEM) é um teste de rastreio cognitivo amplamente utilizado no mundo principalmente por profissionais da saúde para atendimento de adultos e idosos. O estudo normativo brasileiro mais citado para o teste foi publicado em 2003 e incluiu participantes apenas de São Paulo (SP). Não foram encontrados estudos normativos com amostras do Distrito Federal (DF). A neurociência evidencia a influência de variáveis sociodemográficas no desempenho neuropsicológico e a importância de dados normativos regionais. Objetivo: Analisar o desempenho no MEEM de uma amostra do DF, propor valores normativos piloto neste teste para sujeitos desta região e comparar os dados obtidos com as médias normativas de SP. Métodos: A amostra foi composta por 60 adultos e idosos do DF. Os participantes responderam a Escala de Depressão Geriátrica, a escala de Atividades Instrumentais de Vida Diária e o MEEM. Resultados: A média do MEEM dos sujeitos do DF foi de 26 pontos. Não houve diferença estatisticamente ao comparar os escores da amostra do DF com a média dos escores do estudo de 2003 de SP. Os escores normativos propostos neste estudo para o DF são: 18 para sujeitos com 1 a 4 anos de estudo; 22 para quem estudou de 5 a 8 anos; 25 para escolaridades de 9 a 11 anos; e 28 para maiores níveis educacionais. Conclusão: As diferenças dos escores do MEEM entre as amostras do DF e de SP e entre sujeitos de uma mesma região muda conforme a escolaridade.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Fonoaudiologia, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Fonoaudiologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.