Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30826
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_DiegoCardosoSilva_tcc.pdf89,61 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Habitações sociais coletivas em Santa Luzia : um outro olhar sobre diversidade e ecologia
Autor(es): Silva, Diego Cardoso
Orientador(es): Andrade, Liza Maria Souza de
Assunto: Urbanização
Brasília (DF) - política habitacional
Habitação
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 7-Jun-2022
Referência: SILVA, Diego Cardoso. Habitações sociais coletivas em Santa Luzia: um outro olhar sobre diversidade e ecologia. 2021. 42 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Este trabalho de diplomação trata-se de um conjunto de projetos de habitações multifamiliares no bairro Santa Luzia, localizado na Cidade Estrutural, próximo ao lixão e ao Parque Nacional de Brasília. Surgido de maneira informal nos anos 1990, hoje o bairro conta com cerca de 7 mil famílias que vivem em más condições, sem saneamento básico, com construções precárias, tendo que conviver com a contaminação do solo por conta da proximidade com o lixão e sem acompanhamento do Estado. A justificativa da contaminação do solo e o risco de degradar o Parque Nacional de Brasília vem sendo usada por parte do governo para justifcar a remoção dessas famílias. Procurando resolver esse problema a CODHAB/DF (Companhia de Desenvolvimento e Habitação do Distrito Federal) veio desenvolvendo um projeto de um conjunto habitacional linear, que busca solucionar a questão ambiental e de infraestrutura, realocando a população para prédios habitacionais multifamiliares. Contudo, o projeto aproveita pouco a questão cultural, emocional, a economia local e o sentido de comunidade carregado pela população. Portanto, devido a preocupação com o défcit habitacional e a qualidade de vida dos habitantes de Santa Luzia e de regiões irregulares, esse trabalho busca trazer diversidade de tipologias e densidades, trabalhando na atualização das ruas com maior necessidade de melhoria de salubridade. Além disso, o projeto busca pensar em espaços públicos e equipamentos comunitários, com foco na diversidade e infraestrutura ecológica, respeitando as relações existentes no local. Com isso busca-se um trabalho que visa a permanência da população local, com um modelo que possa servir de parâmetro para futuros projetos de habitação multifamiliar em lugares de conflito socio-ambiental. Cabe destacar o caráter coletivo desse trabalho, que faz parte do grupo de pesquisa e extensão "Periférico: trabalhos emergentes", destacando o trabalho em conjunto com o projeto "Parque Linear Santa Luzia: planejamento de uma paisagem regenerativa", também pertencente ao grupo. O desenvolvimento do projeto buscou utilizar a metodologia já adotada pelo grupo Periférico, mas que precisou ser adaptada por conta da pandemia de Covid-19, que limitou o contato com a comunidade.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Brasília, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Arquitetura e Urbanismo



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.