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Título: A introdução alimentar pela lente da indústria de ultraprocessados no YouTube: material educativo, publicidade ou infração à NBCAL?
Autor(es): Sodré, Yone Gabrielle do Nascimento
Orientador(es): Monteiro, Renata Alves
Assunto: Alimentação infantil
Crianças - alimentação
Alimentação complementar
Indústria alimentícia - publicidade
Data de apresentação: 2020
Data de publicação: 7-Jun-2022
Referência: SODRÉ, Yone Gabrielle do Nascimento. A introdução alimentar pela lente da indústria de ultraprocessados no YouTube: material educativo, publicidade ou infração à NBCAL?. 2020. 43 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo caracterizar as estratégias mercadológicas e o conteúdo veiculado pela indústria na promoção de alimentos voltados para crianças de primeira infância na internet. Trata-se de um estudo exploratório, de abordagem quantitativa e qualitativa. Utilizou-se como fonte de informação os canais no YouTube e os sites institucionais de duas multinacionais estabelecidas no mercado brasileiro, veículos usados para promoção de papinhas e cereais infantis. A coleta contou com a identificação das empresas e produtos objetos de estudo, aplicação de um instrumento baseado nos 12 passos do Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 anos e de um instrumento para descrição dos vídeos publicitários e sites. Assim, foram analisados 89 vídeos publicados entre 2012 e 2020. A análise avaliou a frequência das variáveis e utilizou a análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). Os resultados mostraram que os vídeos são voltados para o público leigo, e variam entre publicidade e material educativo. Identificou-se a valorização de estratégias que apelam para o afeto, associação do carinho materno ao produto e sustentabilidade, além do destaque de características nutricionais, benefícios para a saúde e informações sobre os processos de produção. Também foi comum o uso de profissionais de saúde para endossar seus produtos ou apresentar informações técnico científicas. Apesar de haver recomendações como amamentação continuada até os dois anos ou mais, realização de refeições em família e incentivo ao cozinhar, nota-se que empresas que produzem alimentos para lactentes disponibilizam materiais educativos para o público em geral e em quase 25% dos vídeos não há presença da frase obrigatória pela Lei 11.265/06. Essas estratégias dificultam a tomada de decisão dos pais, contribuem para o desmame precoce e para a introdução alimentar inadequada baseada em alimentos ultraprocessados. Nesse sentido, medidas regulatórias são importantes para proteger esse público vulnerável, além da necessidade de investimento na produção de materiais educativos para educação da população sobre as estratégias de marketing de produtos infantis e empoderamento desses pais.
Abstract: This research objective was to characterize marketing strategies and the content broadcasted by the industry in promoting foodstuffs aimed at early childhood children on the internet. It’s an exploratory study of quantitative and qualitative approach. For source of information it was utilized the youtube channels and the institucionais websites of two multinacionals established in the brazilian market, channels used to the promotion of baby food and cereal for children. The collection of data counted on the identification of the companies and products study objects, application of an instrument based on 12 steps of the Dietary Guidelines for Brazilian Children younger than two years old, and an instrument for the description of the advertising videos and websites. That way, 89 videos published around 2012 and 2020 were analyzed. The analysis evaluated the variable’s frequencies and utilized the content’s analysis proposed by Laurence Bardin (2011). The results showed that the videos are aiming towards lay public, and varies between publicity and educational material. It identified an appreciation towards strategies that appeal to affection, association of maternal care to the product and sustainability, besides the emphasis on nutritional characteristics, health benefits and information about the process of production. The use of health professionals to endorse the products and to show technical-scientific information is very common. Although the principles of the Guideline appear in the videos, the frequencia of it was low, noting the absence of important elements in videos that propose to be educational. These strategies interfere with the decision making of the parents and contribute to an early weaning and to an inadequate feeding introduction, based on ultra-processed food. This way, regulatory policies are important to protect this vulnerable public, as well as the necessity of investment on the production of educational material for educating the population about marketing strategies of child products and empowerment of these parentes.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição, 2020.
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