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Título: Validação de mensagens de promoção de alimentação saudável baseadas no Guia Alimentar para a População Brasileira para adolescentes e adultos jovens
Autor(es): Pimentel, Juliana Lopes
Orientador(es): Bertolin, Maria Natacha Toral
Coorientador(es): Lima, Stefany Corrêa
Assunto: Alimentação saudável
Alimentos - consumo
Jovens - alimentação
Promoção da saúde
Data de apresentação: 2020
Data de publicação: 7-Jun-2022
Referência: PIMENTEL, Juliana Lopes. Validação de mensagens de promoção de alimentação saudável baseadas no Guia Alimentar para a População Brasileira para adolescentes e adultos jovens. 26 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Objetivo: Adaptar e testar a validade e receptividade de mensagens baseadas no Guia Alimentar para a População Brasileira, para adolescentes e adultos jovens. Métodos: Realizou-se a adaptação das mensagens para jovens por especialistas a partir de 111 mensagens baseadas no Guia desenvolvidas previamente para adultos. Em seguida, realizou-se pesquisa online para avaliar a validade e receptividade das mensagens com 800 jovens entre 18 e 20 anos. Foi aplicado questionário, caracterizando os participantes quanto ao sexo, idade, nível socioeconômico, estágios de mudança, influências na alimentação e autoeficácia. Após apresentação das mensagens, para o seu feedback, questionou-se quanto ao entendimento, afinidade, convencimento, probabilidade de mudança e motivos para não as seguir. Resultados: Foram adaptadas 39 mensagens para as quais se encontraram altos escores de entendimento, afinidade, convencimento e probabilidade de mudança. Motivos para não seguir as mensagens foram parecer exigir muito tempo e esforço (54,8%), não ser responsável por essa atividade em casa (50,6%) e aparentar ser caro seguir a recomendação (44,4%). Mulheres e aqueles de alto nível socioeconômico apresentaram melhor entendimento. A probabilidade de mudança foi superior nas mulheres e indivíduos mais velhos e, em todas questões do feedback das mensagens, maior escolaridade e aqueles em manutenção representaram os maiores escores. Foi encontrada associação positiva (p<0,001) entre autoeficácia e entendimento, afinidade, convencimento e probabilidade de mudança. Conclusões: Foram validadas 39 mensagens de alimentação saudável adaptadas para adolescentes e adultos jovens com boa receptividade. Destaca-se a importância desse material para a implementação do Guia e o desenvolvimento de ações educativas direcionadas aos jovens.
Abstract: Purpose: Adapt and test the validity and receptivity of text messages, based on the Dietary Guidelines for the Brazilian Population, for adolescents and young adults. Methods: The adaptation of messages for young people by specialists was carried out from 111 messages based on the Guide previously developed for adults. Then, an online survey was conducted to assess the validity and receptivity of messages with 800 young people between 18 and 20 years. A questionnaire was applied, characterizing the participants regarding gender, age, socioeconomic status, stages of change, food influences and self-efficacy. After messages exhibition, for their feedback, participants were questioned about the understanding, likeability, convincingness, probability of behavior-change and reasons for not following them. Results: 39 messages were adapted for which high scores of understanding, likeability, convincingness and probability of behavior-change were found. Reasons for not following the messages were that they seem to require a lot of time and effort (54.8%), not to be responsible for this activity at home (50.6%) and appear to be expensive to follow the recommendation (44.4%). Women and those of high socioeconomic status presented better understanding. The probability of behavior-change was higher in women and older individuals and, in all questions of message feedback, higher education and those in maintenance accounted for the highest scores. A positive association (p <0.001) was found between self-efficacy and understanding, likeability, convincingness and probability of behavior-change. Conclusions: This study developed healthy eating promotion messages adapted to the public of adolescents and young adults and found good receptivity within a diverse sample of participants. Is necessary to highlight the importance of this material for the dissemination of dietary guidelines and the development of educational actions for young people.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição, 2020.
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