Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3082
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_LourivanNeresdaSilva.pdf267,95 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Empreendedorismo : características empreendedoras de empresários portuenses que atuam no comércio varejista de confecções
Autor(es): Silva, Lourivan Neres da
Orientador(es): Santos, Eraldo Ricardo dos
Assunto: Empreendedorismo
Comércio varejista
Data de apresentação: 3-Dez-2011
Data de publicação: 9-Mar-2012
Referência: SILVA, Lourivan Neres da. Empreendedorismo: características empreendedoras de empresários portuenses que atuam no comércio varejista de confecções. 2011. 41 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Palmas, 2011.
Resumo: À luz das teorias mais recentes sobre o empreendedorismo, esse estudo tem como objetivo identificar se empresários que atuam no comércio varejista de confecções de Porto Nacional – TO têm aderência às dez características empreendedoras definidas em um estudo do PNUD, podendo ser considerados empreendedores. O universo da pesquisa foi de 53 empresários e os respondentes somaram-se 33, representando 62% do total. Os dados foram coletados junto à realidade, por meio de um questionário semi-estruturado, com vistas a identificar a aderência do grupo pesquisado às dez características empreendedoras, bem como verificar se a cultura empresarial local favorece à prática empreendedora e se há a necessidade de implementar ações empreendedoras visando ao crescimento e sobrevivência das empresas pesquisadas. Os resultados obtidos apontaram que mais de 60% do grupo estudado é aderente às características empreendedoras definidas pelo PNUD, além disso, evidenciaram que o grupo tem outras características e comportamentos empreendedores segundo definições de outros autores revisados no referencial teórico, o que permite dizer que os empresários inclusos nesse percentual podem ser considerados empreendedores, ainda que não possuam todas as características empreendedoras bem desenvolvidas. Verificou-se que uma parcela significativa do grupo respondente, 79% (setenta e nove por cento), não teve apoio do SEBRAE ao iniciar o negócio, além disso, observou-se que o segmento necessita de apoio por parte dessa entidade, no que concerne à formação de parcerias, no sentido de desenvolver ações voltadas para a orientação empresarial, abrangendo aspectos de planejamento e a prática empreendedora, objetivando incluir estratégias e inovações que possibilitem à melhoria da competitividade do segmento analisado. Constatouse também que a cultura empresarial local é favorável à implementação de novos negócios, no entanto, a prática empreendedora é pouco incentivada. Assim, considerando que o empreendedorismo é um processo que, por meio da figura do empreendedor, transforma ideias e aproveita oportunidades resultando disso a criação de negócios de sucesso, e considerando que o grupo pesquisado, demonstrou ter características empreendedoras, é compreensível que implementem inovações dentro de seus negócios, visando não só ao alcance de seus objetivos e obtenção de lucros, como também ao desenvolvimento de ações de sustentabilidade, como o esforço em melhorar a condição econômica dos seus colaboradores e preocupações de ordem ambiental, por exemplo, de modo a pelo menos trilharem, em seu cotidiano, o caminho de um negócio sustentável.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de Graduação em Administração a Distância, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons