Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30818
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_DanielaOliveiraLiorenteBarrio_tcc.pdf468,6 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Validação do Questionário Qualitativo ​On-line​ Ilustrado de Consumo Alimentar​​ para crianças brasileiras de 6 a 9 anos
Outros títulos: Validation of the Illustrated On-line Qualitative Food Consumption Questionnaire for Brazilian children aged 6 to 9 years
Autor(es): Barrio, Daniela Oliveira Llorente
Assunto: Consumo alimentar - avaliação
Alimentação infantil
Pesquisa na Internet
Crianças - alimentação
Data de apresentação: 2020
Data de publicação: 7-Jun-2022
Referência: BARRIO, Daniela Oliveira Llorente. Validação do Questionário Qualitativo ​On-line​ Ilustrado de Consumo Alimentar​​ para crianças brasileiras de 6 a 9 anos. 2020. 19 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Introdução: ​avaliar o consumo alimentar é importante para monitorar a alimentação e saúde dos indivíduos e oferecer subsídios a programas de intervenção nutricional. Em crianças, há escassez de instrumentos e os questionários disponíveis são limitados. ​Objetivo: desenvolver e validar questionário ​on-line ilustrado de consumo alimentar para crianças de seis a nove anos. ​Metodologia: foi desenvolvido um recordatório autopreenchível com 30 figuras de alimentos. Para a escolha dos alimentos considerou-se: a Pesquisa de Orçamentos Familiares 2017-2018, Pesquisa Nacional de Saúde Escolar 2015 e cardápios da alimentação escolar do Distrito Federal; o grau de processamento dos alimentos; e alimentos do cerrado. O questionário foi elaborado no ​Google Forms, divulgado pela ​internet e os participantes recrutados pela técnica bola de neve. O questionário foi dividido em duas partes, a primeira respondida pelos responsáveis após o almoço da criança, e a segunda preenchida pela criança no dia seguinte. A amostragem foi por conveniência e incluiu crianças de seis a nove anos. A validade foi realizada por comparação entre as respostas das crianças e dos responsáveis, através da análise de sensibilidade, especificidade, área sob a curva (AUC) e teste kappa (k). Resultados: ​participaram do estudo 32 pares de responsáveis e filhos. Dos 30 alimentos presentes no questionário, 15 apresentaram consumo relatado no dia 2 anterior. Verificou-se alta sensibilidade (média de 88,5%); alta sensibilidade (média de 92,0%); concordância substancial (k=0,78); baixa discordância (6,2%); e AUC de 0,90. ​Conclusão: ​o questionário ​on-line ​ilustrado de consumo alimentar é válido para crianças de seis a nove anos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Nutrição



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.