Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30816
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_AmandaGonçalves_GabrielMarques_tcc.pdf5,71 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Memorial descritivo do método circuito de equilíbrio
Autor(es): Gonçalves, Amanda Costa
Marques, Gabriel Carvalho
Orientador(es): Safons, Marisete Peralta
Coorientador(es): Costa, Juliana Nunes de Almeida
Assunto: Exercícios físicos para idosos
Idosos - quedas
Quedas (Acidentes) em idosos
Data de apresentação: 18-Nov-2021
Data de publicação: 7-Jun-2022
Referência: GONÇALVES, Amanda Costa; MARQUES, Gabriel Carvalho. Memorial descritivo do método circuito de equilíbrio. 2021. 66 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Introdução: As quedas são a principal causa de mortes por lesões e incapacidade entre pessoas idosas. Há consenso na literatura científica sobre as repercussões benéficas da prática regular de exercícios físicos para diminuição do risco de quedas. Porém, a grande variedade de protocolos inviabiliza as comparações e a consequente tomada de decisão sobre quais são as melhores intervenções para o público idoso. Nesse contexto, foi criado o Circuito de Equilíbrio (CE), método de treinamento multimodal desenvolvido para prevenção de quedas em idosos. O compartilhamento de informações entre pesquisadores ganhou grande importância nas tomadas de decisões entre os profissionais de saúde. O memorial descritivo dos métodos é uma forma de compilação que permite conhecer o contexto cultural onde a pesquisa foi realizada e os seus possíveis desdobramentos. No entanto, nos métodos recentes, como o CE, não se encontra uma compilação detalhada e completa de seus arquivos documentais e informações. Portanto, o registro do memorial descritivo desse novo método poderá auxiliar outros profissionais da saúde a compreendê-lo, saber o contexto no qual foi desenvolvido e, além disso, poderão ter acesso aos documentos auxiliares produzidos. Objetivo: Registrar em forma de memorial descritivo todas as informações e documentos sobre o método CE no período de 2008 a 2020. Materiais e Métodos: Foi realizado um estudo qualitativo do tipo documental. A amostra foi composta pela compilação de informações e documentos do método CE desenvolvidos no âmbito da UnB durante o período de análise. Como instrumentos para coleta de dados utilizou-se o banco de dissertações e teses da Biblioteca da UnB (BCE);Currículo Lattes dos pesquisadores envolvidos diretamente com o método; Endereços eletrônicos e registros da idealizadora do método. Após a compilação dos documentos históricos e aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, os mesmos foram organizados em ordem cronológica dos fatos. Resultados: O memorial descritivo foi efetivado. Este, por sua vez, foi estruturado e dividido em 6 tópicos: Circuito de Equilíbrio em números; Linha do tempo; Experiências de implantação; Participações; Circuito de Equilíbrio Online: reinventando na pandemia; Depoimentos. Conclusão: Este estudo possibilitou a exposição da aplicação teórica e prática do CE para que outros profissionais de saúde possam estudar sobre o método. Os materiais do CE estão, agora, compilados em uma fonte segura, acessível e confiável que se encontra registrada no acervo da BCE e publicada na internet.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.