Resumo: | A atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº 9394/96) propõe entre vários outros aspectos referentes aos componentes curriculares, que estes promovam a articulação e a integração dos conhecimentos tendo em vista à interdisciplinaridade e contextualização. Infelizmente, a apresentação dos conteúdos relacionados às Ciências Naturais durante o Ensino Médio ocorre de maneira fragmentada. Tal fragmentação é evidente no que diz respeito aos conhecimentos referentes às Geociências, nas quais diversos conceitos são dispersos por conteúdos desarticulados, faltando assim, uma ordenação capaz de explicar a Terra como um sistema integrado. Desta maneira, se torna inviável compreender a origem, a evolução, as interações das diferentes esferas (litosfera, atmosfera, biosfera, hidrosfera) e o conceito de tempo geológico. Este último tem um papel de destaque já que se apresenta como uma das mais importantes contribuições das geociências para o pensamento humano e um conceito indispensável ao educando para compreender a dinâmica terrestre, a história da Terra e da vida. Neste sentido, este trabalho busca resgatar o processo histórico que envolve a determinação da idade da Terra. São apresentadas desde as primeiras idéias vinculadas a religião que preponderavam na Idade média, passando pela Revolução Científica e pelo surgimento de novas Ciências como Geologia e da Paleontologia no século XVII que promoveram a mudança de concepção de tempo e distanciamento dos dogmas religiosos. Também enfatizase as diversas controvérsias que surgiram entre físicos, geólogos e biólogos no século XIX, notadamente entre Lord Kelvin e Charles Darwin a respeito da idade da Terra, e como Rutherford conseguiu encontrar, através da radioatividade, a solução deste enigma, ao realizar a primeira datação de um mineral, criando assim, uma nova Ciência, a Geocronologia. Também é feita uma introdução teórica sobre o método radiométrico Pb-Pb, que possibilitou a determinação por Claire Patterson em 1956 de 4,5 bilhões de anos para a idade da Terra, a partir de amostras de meteoritos, valore este aceito até os dias de hoje. Por último, é apresentada a escala do tempo geológico, bem como um convite à reflexão sobre a magnitude do tempo de nosso planeta. |