Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30803
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_SaymonDeCesarSilvaReis_tcc.pdf564,68 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A cooperação entre Brasil e OCDE no âmbito do Comitê de Concorrência : uma análise sobre a capacidade nacional em promover mercados competitivos
Autor(es): Reis, Saymon de César Silva
Orientador(es): Vaz, Alcides Costa
Assunto: Concorrência internacional
Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Brasil)
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 6-Jun-2022
Referência: REIS, Saymon de César Silva. A cooperação entre Brasil e OCDE no âmbito do Comitê de Concorrência: uma análise sobre a capacidade nacional em promover mercados competitivos. 2022. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Internacionais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar a evolução da capacidade do Brasil frente aos desafios encontrados na promoção de mercados mais competitivos. Por meio de uma perspectiva histórica e contextualizada da defesa da concorrência no Brasil e no mundo, as reflexões desenvolvidas por esta monografia têm como ponto de partida o processo de adesão do Brasil ao Comitê de Concorrência da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O Brasil, por meio do trabalho exercido pela sua autoridade nacional de concorrência, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), aderiu a uma série de instrumentos ao longo do tempo e desenvolveu trabalhos essenciais à luz da cooperação internacional com o referido Comitê, com o intuito de elevar os parâmetros de qualidade de suas políticas públicas em matéria de defesa da concorrência. Dessa forma, esta monografia pretende analisar a capacidade institucional e política do País frente às exigências da OCDE, bem como investigar as mudanças que aconteceram ao longo dos anos e o que elas podem significar para o Brasil no contexto do seu objetivo de se tornar um membro da OCDE.
Abstract: This undergraduate dissertation aims to analyze the evolution of Brazil’s capacity regarding the challenges in the promotion of more competitive markets. After presentinga historical and contextualized perspective of the competition law in Brazil and worldwide, the reflections in this paper have as their starting point the process of Brazil’s accession to the Competition Committee of the Organization for Economic Cooperation and Development (OECD). Brazil, by means of the work carriedoutby its national competition authority, the Administrative Council for Economic Defense (CADE), adhered to a series of legal instruments regarding competition over timeanddeveloped essential activities with the Committee under the aegis ofinternational cooperation, with the aim of raising the quality parameters of its public policies regarding competition. This dissertation intends to assess the institutional and political capacity of the country considering the Organization’s requirements, as well as to investigate the changes that have taken place over the years and what they might mean for Brazilin its goal of becoming and OECD member.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Relações Internacionais - Graduação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.