Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Leite, Jaciara de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Melo, Jônathas Faustino de Oliveira Rodrigues de | - |
dc.identifier.citation | MELO, Jônathas Faustino de Oliveira Rodrigues de. Lutas/artes marciais nos currículos de educação física escolar e as contribuições do judô para a formação humana. 2020. 85 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo teve como objetivo geral compreender como as lutas/artes marciais têm sido tratadas como conteúdo da Educação Física Escolar. E como objetivos específicos: a) identificar e analisar se e como as lutas/ artes marciais têm sido contempladas em currículos de Educação Física Escolar, em especial, os currículos em vigor em âmbito federal e da Secretaria do Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF); b) compreender os aspectos históricos e princípios filosóficos do judô e apontar possibilidades pedagógicas dessa luta/arte marcial para a Educação Física escolar. A pesquisa baseou-se em abordagem qualitativa e contou com os seguintes instrumentos: análise documental dos principais currículos da Educação Física em âmbito nacional e distrital, além da busca e estudo de livros e artigos científicos sobre currículo, Educação Física Escolar, Lutas e Artes Marciais. A Análise documental apontou que, com exceção dos Anos Finais do Ensino Fundamental, os documentos curriculares oficiais de Educação Física escolar ainda necessitam de contemplar
as especificidades dos conteúdos e possibilidades pedagógicas do vasto tema lutas/artes marciais. A busca e estudo dos textos a respeito das lutas/artes marciais, além de minhas vivências como praticante e professor de judô, apontam para a riqueza de possibilidades pedagógicas das lutas/artes marciais no contexto da Educação Física Escolar, em especial, do judô a partir do ensino de suas técnicas. rituais, história e filosofia do judô. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação física escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Lutas corporais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Artes marciais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Judô | pt_BR |
dc.title | Lutas/artes marciais nos currículos de educação física escolar e as contribuições do judô para a formação humana | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-06-03T23:14:09Z | - |
dc.date.available | 2022-06-03T23:14:09Z | - |
dc.date.submitted | 2020-10-08 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/30800 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|