Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Cigales, Marcelo Pinheiro | - |
dc.contributor.author | Silva, Luca Fonseca de Castro | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Luca Fonseca de Castro. Agenciamento dos problemas emocionais na vida acadêmica. 2021. 76 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Sociais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A pesquisa objetiva examinar a forma como estudantes ingressantes no curso de Ciências Sociais na Universidade de Brasília agenciaram seus problemas emocionais durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE) entre os anos de 2020 e 2021. Especificamente, o trabalho procura analisar a forma como o capital cultural, a rotina de estudos e as questões do isolamento social e ensino remoto impostos pela pandemia de Covid-19 impactam a forma como estes estudantes enfrentaram situações de estresse. Os métodos de investigação utilizados foram questionário fechado, executado de forma remota através da plataforma Googleforms, que contou com 63 respondentes, e aplicação de entrevista semi-estruturada que contou com seis participantes. Os dados encontrados indicam a relação entre a implementação do ERE como aumento de sintomas ansiosos, como irritabilidade alta e dificuldade de concentração nos conteúdos ministrados em sala de aula. Além disso, a pesquisa demonstra que há múltiplas formas de agenciamento dos problemas emocionais para além da capacidade explicativa do conceito de capital cultural. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | covid-19 | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino remoto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ansiedade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estresse | pt_BR |
dc.title | Agenciamento dos problemas emocionais na vida acadêmica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-06-03T15:17:03Z | - |
dc.date.available | 2022-06-03T15:17:03Z | - |
dc.date.submitted | 2021 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/30795 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | There search aims to examine how students entering the course of Social Science sat the University of Brasília, manage their emotional problems during Remote Emergency Education (ERE) between 2020 and 2021. Specifically, the work seeks to analyze the way in which capital cultural, study routine and the issues of social isolation and remote learning imposed by the Covid-19 pandemic impact the way these students faced stressful situations. There search method sused were a closed questionnaire, performed remotely through the GoogleForms platform, which had 63 respondents, and a semi-structured interview with six participants. The data found indicate the relationship between the implementation of the ERE and the increase in anxiety symptoms, such as high irritability and difficulty in concentrating on the contents taught in the classroom. Furthermore, the research demonstrates that there are multiple ways of managing emotional problems beyond the explanatory capacity of the concept of cultural capital. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ciências Sociais - Sociologia
|