Título: | Sou brasileira, e daí? série de reportagens de áudio sobre a sensualização e o preconceito contra mulheres brasileiras no exterior |
Autor(es): | Ferreira, Juliana Soares |
Orientador(es): | Esch, Carlos Eduardo |
Assunto: | Mulheres - sexualidade Mulheres na comunicação de massa Xenofobia Tráfico de mulheres Reportagens Brasil |
Data de apresentação: | 17-Nov-2021 |
Data de publicação: | 3-Jun-2022 |
Referência: | FERREIRA, Juliana Soares. Sou brasileira, e daí? série de reportagens de áudio sobre a sensualização e o preconceito contra mulheres brasileiras no exterior. 2021. 92 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | O presente memorial é uma descrição da série de reportagens “Sou Brasileira, e daí?”,
produzida para problematizar a sensualização e a sexualização da mulher brasileira
no exterior. São quatro episódios que contam com a participação de mulheres que
saíram do Brasil para viver em outros países e sofreram situações de preconceito,
assédio e violência por conta do gênero e da nacionalidade. Na série, há também falas
de especialistas que enfatizam que a visão dos estrangeiros em relação a população
feminina do Brasil é um problema sério e real que precisa de atenção. Para entender
a origem desse problema, o trabalho entra em um contexto histórico e cultural e mostra
como propagandas de turismo exportadas pelo Brasil influenciam nesse olhar. No
produto, há ainda um episódio específico para o mercado da prostituição e do tráfico,
fatores contribuintes para a construção do imaginário de que a mulher brasileira é uma
só: a “sexuável”. |
Abstract: | This memorial is a description of the series of articles “I'm Brazilian, so what?”,
produced to discuss the sensualization and sexualization of Brazilian women abroad.
There are four episodes that include the participation of women who left Brazil to live
in other countries and suffered situations of prejudice, harassment and violence due to
their gender and nationality. In the series, there are also speeches by experts who
emphasize that the view of foreigners in relation to the female population of Brazil is a
serious and real problem that needs attention. To understand the origin of this problem,
the work enters into a historical and cultural context and shows how tourism
advertisements exported by Brazil influence this view. In the product, there is also a
specific episode for the market of prostitution and trafficking, contributing factors to the
construction of the image that Brazilian women are only one: the “sexual”. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2021. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Comunicação - Jornalismo
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.