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Título: Memorização, satisfação e usabilidade de mensagens de promoção de alimentação saudável entre adolescentes
Autor(es): Meneses, Alice Barreto de
Orientador(es): Bertolin, Maria Natacha Toral
Coorientador(es): Melo, Giselle Rhaisa do Amaral e
Assunto: Educação alimentar e nutricional
Hábitos alimentares
Alimentação saudável
Adolescentes - alimentação
Data de apresentação: 2020
Data de publicação: 3-Jun-2022
Referência: MENESES, Alice Barreto de. Memorização, satisfação e usabilidade de mensagens de promoção de alimentação saudável entre adolescentes. 2020. 43 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Considerando a frequente inadequação das práticas alimentares observadas entre adolescentes, ações de Educação Alimentar e Nutricional se apresentam como estratégias fundamentais para incentivar a adoção de hábitos alimentares saudáveis nessa fase da vida. A memorização dos conteúdos abordados nessas ações se mostra como um fator importante na efetividade e na manutenção dos resultados adquiridos. Como forma de entender se as estratégias utilizadas estão sendo efetivas, este estudo teve como objetivo avaliar a memorização, a satisfação e a usabilidade de uma intervenção nutricional que ocorreu por meio do envio de mensagens de alimentação saudável para adolescentes pelo smartphone. Foi aplicado um questionário de avaliação com 94 estudantes de escolas públicas do Distrito Federal que haviam participa do anteriormente da intervenção. O questionário analisou se os estudantes lembravam de mensagens por meio do registro livre e da avaliação de mensagens específicas utilizando-se uma escala do tipo Likert de 5 pontos, o nível de satisfação com o projeto, se as mensagens eram lidas e compartilhadas, a frequência de leitura e quais foram os aprendizados. Dados de caracterização dos participantes foram coletados nas etapas prévias durante a intervenção nutricional, incluindo sexo e idade. Os dados coletados foram digitados em planilhas eletrônicas e as análises foram feitas como software SPSS versão 23.2, com nível de significância de 5%. Mais de 47% dos participantes referiram lembrar de pelo menos uma mensagem da intervenção; 77,7% se mostraram satisfeitos com o estudo e 54,3% sempre liam as mensagens que recebiam. A maioria (66,0%) não compartilhava as mensagens com outras pessoas, mas quando isso ocorria, tais mensagens eram compartilhadas principalmente com familiares (20,2%). Foi encontrada associação entre a memorização das mensagens e satisfação com o estudo (p=0,002), bem como entre leitura e a memorização das mensagens (p=0,005); 19,1% dos estudantes informaram que aprenderam algo importante para si mesmo e que gerou benefícios e 51,1% tiveram uma impressão positiva sobre o projeto, sendo que as participantes do sexo feminino registraram percepções melhores (p=0,008). Conclui-se que uma intervenção nutricional que utilizou tecnologias como veículo para promoção da alimentação saudável entre adolescentes teve resultados positivos quanto à memorização, à satisfação e à usabilidade.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição, 2020.
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