Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3079
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Antonio Carlos Teodoro.pdf681,4 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise de desempenho de uma Central de Compras Hospitalares, um estudo de caso
Autor(es): Teodoro, Antonio Carlos
Orientador(es): Lesses, Olinda Maria Gomes
Assunto: Central de compras
Logística de transporte
Data de apresentação: 9-Abr-2011
Data de publicação: 9-Mar-2012
Referência: TEODORO, Antonio Carlos. Análise de desempenho de uma Central de Compras Hospitalares, um estudo de caso. 2011. 73 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: A Logística é a área da gestão responsável por prover recursos, equipamentos e informações para a execução de todas as atividades de uma empresa ou ainda é a designação que descreve a integração de duas ou mais atividades com o fim de planificar, concretizar e controlar um fluxo eficiente de matérias-primas, produtos semi -acabados e produtos acabados, do local de origem ao local de consumo. É, também, a responsável por gerenciar a cadeia de fornecedores das organizações. Neste ambiente, negociações com fornecedores assumem importância estratégica e a operacionalização de uma Central de Compra possibilita às organizações, além de auferir economia de escala na negociação e conseqüente redução potencial de custo, também provê instrumentos para Desenvolvimento de novos fornecedores; Análise de valor; Estabelecimento de parcerias com fornecedores e Esforços colaborativos para resultados.. A proposta desta pesquisa consiste em identificar e analisar recursos relacionados à atuação de uma Central de Compras ou Central Logística, que atende um grupo de hospitais privados no DF, com a finalidade de compreender como a implementação deste setor pode contribuir de forma categórica para a agregação de valor competitivo à uma organização do setor de saúde. Assim, ao longo do estudo foram abordados aspectos relevantes do processo logístico, identificados conceitos pertinentes à atividade de gestão de materiais hospitalares, e desenvolvido um estudo de caso junto ao grupo Medgrupo visando melhor compreender a importância de uma Central de Compras para esta organização.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Administração, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons