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Título: Há associação entre a consciência fonêmica e a leitura de adolescentes do ensino fundamental II?
Outros títulos: ¿Existe una asociación entre la conciencia fonémica y la lectura de los adolescentes en educación fundamental II?
There´s an association between phonemic consciousness and the reading of adolescents in fundamental education II?
Autor(es): Melo, Juliana Dafne Pereira de
Mesquita, Kimberlinn Braga
Orientador(es): Reis, Vanessa de Oliveira Martins
Assunto: Consciência fonológica
Leitura
Leitura - educação
Adolescentes - leitura
Data de apresentação: 19-Nov-2020
Data de publicação: 2-Jun-2022
Referência: MELO, Juliana Dafne Pereira de; MESQUITA, Kimberlinn Braga. Há associação entre a consciência fonêmica e a leitura de adolescentes do ensino fundamental II? 2020. 23 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Fonoaudiologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Introdução: Poucos estudos exploram a consciência fonêmica entre os adolescentes. Objetivo: Caracterizar o desempenho de adolescente em consciência fonêmica, bem como verificar a associação entre a consciência fonêmica e a leitura de palavras. Métodos: Participaram do estudo um total de 83 adolescentes sendo 58 do sexo feminino e 25 do sexo masculino, com idade entre 11 a 16 anos, todos alunos do 6º ao 9º ano, Ensino Fundamental II de duas escolas públicas da cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. Foram aplicados testes de consciência fonêmica e a prova de leitura de palavras e pseudopalavras. Resultados: Os adolescentes apresentaram maior dificuldade em realizar a tarefa de Segmentação, em contrapartida na execução das tarefas de subtração de CVC e Inversão houve Efeito Teto. Observou-se correlação positiva entre as tarefas da consciência fonêmica e a leitura de palavras e pseudopalavras. Conclusão: Através da pesquisa proposta foi possível concluir que o desenvolvimento da consciência fonológica ainda é necessário na adolescência, além disso, também se pode dizer que o desenvolvimento dessa habilidade contribui de forma significativa para um bom desempenho da leitura no Ensino Fundamental II.
Abstract: Introduction: Few studies explore phonemic awareness among adolescents. Objective: Characterize the performance of adolescents in phonemic awareness, as well as checking the association between phonemic awareness and word reading. Methods A total of 83 adolescents participated in the study, 58 female and 25 male, aged 11 to 16 years old, all students from the 6th to the 9th grade, Elementary School II from two public schools in the city of Belo Horizonte, Minas Gerais. Phonemic awareness tests and word and pseudoword reading tests were applied. Results: The adolescents had greater difficulty in performing the Segmentation task, in contrast to the execution of CVC subtraction and inversion tasks, there was a Ceiling Effect. A positive correlation was observed between phonemic awareness tasks and the reading of words and pseudowords. Conclusion: Through the proposed research it was possible to conclude that the development of phonological awareness is still necessary in adolescence, in addition it can also be said that the development of this skill contributes significantly to a good reading performance in Elementary School II.
Resumén: Introducción: Pocos estudios exploran la conciencia fonémica entre los adolescentes.Objetivo: Caracterizar el desempeño del adolescente en conciencia fonémica, así como verificar la asociación entre conciencia fonémica y lectura de palabras. Métodos: En el estudio participaron un total de 83 adolescentes, 58 mujeres y 25 hombres, de 11 a 16 años, todos estudiantes de 6 ° a 9 ° grado, Escuela Primaria II de dos escuelas públicas de la ciudad de Belo Horizonte, Minas Gerais. Se aplicaron pruebas de conciencia fonémica y pruebas de lectura de palabras y pseudopalabras.Resultados: Los adolescentes tuvieron mayor dificultad para realizar la tarea de segmentación, a diferencia de la ejecución de las tareas de resta e inversión de CVC, hubo un 6 efecto techo. Se observó una correlación positiva entre las tareas de conciencia fonémica y la lectura de palabras y pseudopalabras. Conclusión: : A través de la investigación propuesta se pudo concluir que el desarrollo de la conciencia fonológica aún es necesario en la adolescencia, además también se puede decir que el desarrollo de esta habilidad contribuye de manera significativa a un buen desempeño lector en la Escuela Primaria II.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
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