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Título: Ansiedade e fatores associados em acadêmicos de Educação Física em resposta ao ensino remoto emergencial durante a pandemia de Covid-19 : uma investigação teórico-empírica
Outros títulos: Anxiety and associated factors in Physical Education students in response to Emergency Remote Teaching during the COVID-19 pandemic : a theoretical-practical investigation
Autor(es): Olegário, Raphael Lopes
Orientador(es): Amaro, Rosana
Assunto: Ensino remoto
Estudantes universitários
Covid-19
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 1-Jun-2022
Referência: OLEGÁRIO, Raphael Lopes. Ansiedade e fatores associados em acadêmicos de Educação Física em resposta ao ensino remoto emergencial durante a pandemia de Covid-19: uma investigação teórico-empírica. 2022. 59 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Este estudo se apresenta no contexto da adoção do Ensino Remoto Emergencial (ERE) pelas instituições de educação formal do Ensino Superior em decorrência da pandemia de COVID- 19, e teve como objetivo investigar a relação da ansiedade desencadeada devido a adoção do ERE na formação de acadêmicos de Educação Física (EF). Buscou-se com os objetivos específicos: esquematizar fatores do ERE desencadeadores de ansiedade relatados pela literatura científica, avaliar possíveis fatores do ERE que podem ter desencadeado quadros de ansiedade e avaliar impactos do ERE na formação de acadêmicos de EF. A fundamentação teórica se embasou em um modelo em tríade contemplando três perspectivas teórico investigativas (digital-educacional, motivacional e da subjetividade). Referente ao delineamento metodológico, trata-se de um estudo quali-quantitativo e exploratório com abordagem teórico-empírica quanto aos meios de investigação com divisão metodológica em três etapas (levantamento bibliográfico, coleta de dados e análise correlacional). Para o recorte populacional teórico foram acadêmicos do Ensino Superior e para o recorte amostral empírico foram acadêmicos de EF. A investigação teórica resultou em ∑n = 12 estudos e a investigação empírica resultou na participação de ∑n = 46 estudantes. Para o tratamento e análise dos dados recorreu-se a extração de dados com síntese qualitativa em desfechos específicos para investigação teórica e representação gráfica, descritiva e correlacional para investigação empírica. A partir dos dados, os fatores relacionais com maiores predominâncias foram: ausência de contato face-a-face, dificuldade de ambiente adequado para estudo, pouca interação entre aluno e professor e dificuldade de adaptação metodológica, para investigação empírica e ausência de aulas práticas, falta de interação, dificuldade de interações e problemas de conexão, além de predominância alta de respondentes em perguntas que relacionavam sentimentos de nervosismo/estresse/irritações e pensamentos de incapacidade, para investigação empírica. Nesse sentido, acredita-se que a partir das resultantes obtidas nesse estudo é necessário garantir e priorizar a saúde física e mental dos estudantes universitários durante e após o período pandêmico. Dessa forma novas estratégias são necessárias para garantir a saúde mental dos estudantes universitários, assim como há necessidade de desenvolver e aprimorar ambientes ERE no ensino superior.
Abstract: This study is presented in the context of the adoption of Emergency Remote Teaching (ERE) by formal higher education institutions as a result of the COVID-19 pandemic, and aimed to investigate the relationship of anxiety triggered due to the adoption of ERE in the training of students. Physical Education (PE) students. The specific objectives were: to outline the ERE factors that trigger anxiety reported by the scientific literature, to evaluate possible ERE factors that may have triggered anxiety and to evaluate the ERE impacts on the education of PE students. The theoretical foundation was based on a triad model contemplating three theoreticalinvestigative perspectives (digital-educational, motivational and subjectivity). Regarding the methodological design, it is a qualitative-quantitative and exploratory study with a theoreticalempirical approach regarding the means of investigation with methodological division into three stages (bibliographic survey, data collection and correlational analysis). The theoretical population cut was higher education academics and the empirical sample cut was PE academics. The theoretical investigation resulted in ∑n = 12 studies and the empirical investigation resulted in the participation of ∑n = 46 students. For data processing and analysis, data extraction was used with qualitative synthesis in specific outcomes for theoretical investigation and graphic, descriptive and correlational representation for empirical investigation. Based on the data, the most predominant relational factors were: lack of face-to-face contact, difficulty in having an adequate environment for study, little interaction between student and teacher and difficulty in methodological adaptation, for empirical investigation and absence of practical classes, lack of interaction, difficulty in interactions and connection problems, in addition to a high predominance of respondents in questions that related feelings of nervousness/stress/irritations and thoughts of incapacity, for empirical investigation. In this sense, it is believed that based on the results obtained in this study, it is necessary to guarantee and prioritize the physical and mental health of university students during and after the pandemic period. Thus, new strategies are needed to ensure the mental health of university students, as there is a need to develop and improve ERE environments in higher education.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2022.
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