Título: | Ansiedade e fatores associados em acadêmicos de Educação Física em resposta ao ensino remoto emergencial durante a pandemia de Covid-19 : uma investigação teórico-empírica |
Outros títulos: | Anxiety and associated factors in Physical Education students in response to Emergency Remote Teaching during the COVID-19 pandemic : a theoretical-practical investigation |
Autor(es): | Olegário, Raphael Lopes |
Orientador(es): | Amaro, Rosana |
Assunto: | Ensino remoto Estudantes universitários covid-19 |
Data de apresentação: | 2022 |
Data de publicação: | 1-Jun-2022 |
Referência: | OLEGÁRIO, Raphael Lopes. Ansiedade e fatores associados em acadêmicos de Educação Física em resposta ao ensino remoto emergencial durante a pandemia de Covid-19: uma investigação teórico-empírica. 2022. 59 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | Este estudo se apresenta no contexto da adoção do Ensino Remoto Emergencial (ERE) pelas
instituições de educação formal do Ensino Superior em decorrência da pandemia de COVID-
19, e teve como objetivo investigar a relação da ansiedade desencadeada devido a adoção do
ERE na formação de acadêmicos de Educação Física (EF). Buscou-se com os objetivos
específicos: esquematizar fatores do ERE desencadeadores de ansiedade relatados pela
literatura científica, avaliar possíveis fatores do ERE que podem ter desencadeado quadros de
ansiedade e avaliar impactos do ERE na formação de acadêmicos de EF. A fundamentação
teórica se embasou em um modelo em tríade contemplando três perspectivas teórico investigativas
(digital-educacional, motivacional e da subjetividade). Referente ao
delineamento metodológico, trata-se de um estudo quali-quantitativo e exploratório com
abordagem teórico-empírica quanto aos meios de investigação com divisão metodológica em
três etapas (levantamento bibliográfico, coleta de dados e análise correlacional). Para o recorte
populacional teórico foram acadêmicos do Ensino Superior e para o recorte amostral empírico
foram acadêmicos de EF. A investigação teórica resultou em ∑n = 12 estudos e a investigação
empírica resultou na participação de ∑n = 46 estudantes. Para o tratamento e análise dos dados
recorreu-se a extração de dados com síntese qualitativa em desfechos específicos para
investigação teórica e representação gráfica, descritiva e correlacional para investigação
empírica. A partir dos dados, os fatores relacionais com maiores predominâncias foram:
ausência de contato face-a-face, dificuldade de ambiente adequado para estudo, pouca interação
entre aluno e professor e dificuldade de adaptação metodológica, para investigação empírica e
ausência de aulas práticas, falta de interação, dificuldade de interações e problemas de conexão,
além de predominância alta de respondentes em perguntas que relacionavam sentimentos de
nervosismo/estresse/irritações e pensamentos de incapacidade, para investigação empírica.
Nesse sentido, acredita-se que a partir das resultantes obtidas nesse estudo é necessário garantir
e priorizar a saúde física e mental dos estudantes universitários durante e após o período
pandêmico. Dessa forma novas estratégias são necessárias para garantir a saúde mental dos
estudantes universitários, assim como há necessidade de desenvolver e aprimorar ambientes
ERE no ensino superior. |
Abstract: | This study is presented in the context of the adoption of Emergency Remote Teaching (ERE)
by formal higher education institutions as a result of the COVID-19 pandemic, and aimed to
investigate the relationship of anxiety triggered due to the adoption of ERE in the training of
students. Physical Education (PE) students. The specific objectives were: to outline the ERE
factors that trigger anxiety reported by the scientific literature, to evaluate possible ERE factors
that may have triggered anxiety and to evaluate the ERE impacts on the education of PE
students. The theoretical foundation was based on a triad model contemplating three theoreticalinvestigative
perspectives (digital-educational, motivational and subjectivity). Regarding the
methodological design, it is a qualitative-quantitative and exploratory study with a theoreticalempirical
approach regarding the means of investigation with methodological division into
three stages (bibliographic survey, data collection and correlational analysis). The theoretical
population cut was higher education academics and the empirical sample cut was PE academics.
The theoretical investigation resulted in ∑n = 12 studies and the empirical investigation resulted
in the participation of ∑n = 46 students. For data processing and analysis, data extraction was
used with qualitative synthesis in specific outcomes for theoretical investigation and graphic,
descriptive and correlational representation for empirical investigation. Based on the data, the
most predominant relational factors were: lack of face-to-face contact, difficulty in having an
adequate environment for study, little interaction between student and teacher and difficulty in
methodological adaptation, for empirical investigation and absence of practical classes, lack of
interaction, difficulty in interactions and connection problems, in addition to a high
predominance of respondents in questions that related feelings of nervousness/stress/irritations
and thoughts of incapacity, for empirical investigation. In this sense, it is believed that based
on the results obtained in this study, it is necessary to guarantee and prioritize the physical and
mental health of university students during and after the pandemic period. Thus, new strategies
are needed to ensure the mental health of university students, as there is a need to develop and
improve ERE environments in higher education. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2022. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.