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Título: Gamificação no ensino a distância : aperfeiçoamento de um plugin para o moodle
Autor(es): Barbosa, Mateus de Oliveira
Cantuária, Vinícius de Castro
Orientador(es): Silva, Wander Cleber Maria Pereira da
Assunto: Gamificação
Ensino à distância
Software educacional
Data de apresentação: 26-Mai-2021
Data de publicação: 28-Mai-2022
Referência: BARBOSA, Mateus de Oliveira; CANTUÁRIA, Vinícius de Castro. Gamificação no ensino a distância: aperfeiçoamento de um plugin para o moodle. 2021. 105 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia de Software) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O Moodle é uma plataforma de ensino a distância bastante utilizada no mundo, principalmente no ensino a distância. A gamificação tem sido adotada como uma estratégia bem sucedida para melhorar o engajamento e motivação, porém a plataforma não possui tantos recursos para auxiliar os professores na implementação destas técnicas. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi identificar estas lacunas existentes no Moodle e aperfeiçoar um plugin já existente para que possa atender parte destas demandas. Para a gamificação foi adotado o framework Octalisys e para o desenvolvimento do projeto foram utilizadas as metodologias SCRUM para planejamento das atividades semanais e o Kanban para acompanhamento e monitoramento das atividades. O plugin escolhido foi o Block Game em função do mesmo já possuir suporte para o Core Driver de Desenvolvimento e Realização, e seu armazenamento ser realizado em menos tabelas que outros plugins analisados. Como resultado chegou-se ao aperfeiçoamento do plugin com os seguintes core drivers Significado Épico e Chamado, Desenvolvimento e Realização, Empoderamento e Feedback, Propriedade e Posse, Escassez e Impaciência. Por fim, concluiu-se que o plugin Block Game, existente na plataforma Moodle, passou a contar com mais funcionalidades que poderão auxiliar professores no processo de ensino-aprendizagem.
Abstract: Moodle is a distance learning platform widely used in the world, mainly in distance learning. Gamification has been adopted as a successful strategy to improve engagement and motivation, but the platform does not have as many resources to assist teachers in implementing these techniques. Therefore, the objective of this work was to identify these gaps in Moodle and improve an existing plugin so that it can meet part of these demands. For gamification, the Octalisyse framework was adopted, and the SCRUM methodologies were used for planning weekly activities and Kanban for follow-up and monitoring of activities. The Plugin chosen was the Block Game due to the fact that it already has support for the Core Driver for Development and Realization, and its storage will be carried out in fewer tables than other plugins analyzed. As a result, the plugin was improved with the following coredrivers, Meaning Epic and Calling, Development and Fulfillment, Empowerment and Feedback, Ownership and Ownership, Scarcity and Impatience. Finally, it was concluded that the plug-in Block Game, existing on the Moodle platform, now has more features that can assist teachers in the teaching-learning process.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Engenharia de Software, 2021.
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