Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Sales, André Barros de | - |
dc.contributor.author | Silva, Mateus Augusto Sousa e | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Mateus Augusto Sousa e. Proposta de personas para o desenvolvimento de jogos digitais na aprendizagem de IHC. 2021. 80 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia de Software) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Engenharia de Software, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | As personas podem ser usadas no processo de design de interface em um sistema digital. Elas são personagens fictícios que representam usuários reais de algum produto. Profissionais de Design e da Engenharia de Software podem utilizá-las, principalmente tratando-se do desenvolvimento centrado no usuário. Na academia, abordagens inovadoras têm sido exploradas para incentivar e engajar os alunos a aprenderem os conteúdos disciplinares. Os jogos são uma destas abordagens que têm se tornado populares no meio de ensino da Computação. Dado o contexto, o objetivo deste trabalho é propor um elenco de personas que auxilie o desenvolvimento de jogos digitais para aprendizagem em Interação Humano Computador (IHC). Para isto foi feita uma revisão na literatura, foi conduzido um survey e utilizado um método para construção de personas. Como resultado, foi proposto um elenco com quatro personas. Estas personas representam a amostra coletada no survey, priorizando as características mais frequentes que foram analisadas. Numa visão geral, as personas elaboradas neste trabalho representam jogadores que por conta de seu pouco conhecimento em IHC, usariam jogos principalmente para aprender algum conteúdo novo. Estes usuários têm expectativas de que o jogo tenha um design atraente, feedbacks, regras fáceis de entender e uma mecânica de jogo fácil de se aprender. Além disto, eles almejam ter experiências de satisfação em aprender jogando, de ter confiança na aprendizagem através do jogo, de percepção da relevância do conteúdo do jogo, de diversão, de desafio e de ter a sua atenção focada enquanto jogam. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jogos digitais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jogos educativos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Interação homem-máquina | pt_BR |
dc.subject.keyword | Personagens | pt_BR |
dc.title | Proposta de personas para o desenvolvimento de jogos digitais na aprendizagem de IHC | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-05-27T22:54:15Z | - |
dc.date.available | 2022-05-27T22:54:15Z | - |
dc.date.submitted | 2021-11-19 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/30736 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Mendes, Fabiana Freitas | - |
dc.description.abstract1 | The personas can be used in the design process of the interface in a digital system. They are fictional characters that represent real users of some product. Design and Software Engineering professionals can use them, especially when it comes to user-centered development. In academia, innovative approaches have been explored to encourage and engage students to learn subject content. Games are one of these approaches that have become popular in computing teaching. Given the context, the objective of this work is to propose a cast of personas that help the development of digital games for learning in Human-Computer Interaction (HCI). For this, a literature review was carried out, a survey was conducted and a method for the construction of personas was used. As a result, a cast of four personas was proposed. These personas represent the sample collected in
the survey, prioritizing the most frequent characteristics that were analyzed. In a general view, the personas elaborated in this work represent players who, due to their little knowledge of IHC, would mainly use games to learn some new content. These users expect the game to have an attractive design, feedbacks, easy-to-understand rules, and easy-to-learn game mechanics. In addition, they aim to have experiences of satisfaction in learning by playing, having confidence in learning through the game, perceiving the relevance of the game content, fun, challenging and having their attention focused while playing. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia de Software
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